27 junho, 2022

O amanhã virá? - Por Lindinalva


Santinho da Missa de Sétimo Dia realizada dia 26 de Junho
na Igreja Matriz de São José.


Texto lido durante Missa.




O amanhã virá? 

Ele nos parece vago e distante. 

Vivemos a esperar por algo que está por vir. Esse esperar se chama futuro. Não nos passa nenhuma segurança de chegar até ele. Vimos o futuro pelo prisma de paradigmas, lá do passado. Aprendemos que para se ter um futuro seguro é preciso estudar, ter uma boa profissão, se capacitar profissionalmente e ter um bom emprego. São essas ricas ferramentas que nos impulsionam no acreditar que chegaremos no amanhã seguro e tranquilo. 

Olhando o futuro na visão gramatical, entende-se que é o tempo que permite fazer referência a uma ação que ocorrerá num momento posterior ao que é enunciado. 

Dentro do inexplicável contexto, não tenho dúvidas da grandeza da vida, com seu passado, presente e futuro. Porém, entendo que as suas prerrogativas esbarram no futuro que só Deus, só Ele, pode abrir a tão planejada e sonhada porta para o futuro. 

O futuro para meu querido ex-aluno Gláucio Rezende foi interrompido pela brutal violência de homens sem Deus no coração. Mentes vazias que vivem escandalosamente destruindo famílias. É sabido que a violência tem fatores preponderantes que implicam no desajuste social. Diante de tal realidade, a família do Major Gláucio está de luto. Seus filhos estão órfãos, sua esposa Valéria com a tristeza de saber que perdeu o pai de seus filhos e perdeu prematuramente seu grande amor. Essa violência calou para sempre o filho ilustre de Custódia. Ceifou a alegria de Fátima, sua mãe, cujo coração foi transpassado pela mais cruel das dores humanas: a perda de um filho. Seus irmãos Pedro, Otacílio e Thiago, a certeza e a saudade de não ouvir mais o enunciado da voz de seu irmão mais velho, orientando e aconselhando cada um. 

Senti saudade daquele menino lindo, esperto e amoroso. De uma alegria que parecia querer abraçar o mundo. A escolinha de Tia Nenê registrou para sempre o seu nome, Gláucio! E eu, Tia Nenê, peço a Mãe de Jesus, que cuide de ti, na casa celestial. 

Aos familiares e amigos, as minhas orações e o meu abraço fraterno. 

Nenê. 

Custódia, 26 de junho de 2022.

3 comentários: