21 maio, 2012

Exposição Luar do Sertão 10 anos (2012)


Por Paulo Peterson 
Apoio: Raquel Santos
Foi aberta ontem (dia 17) às 17h, a exposição “Luar do Sertão: 10 Anos”, no Centro de Referência de Comunicação Social (CRCS). O local da exposição, tem sido sempre usado para divulgar a cultura local. O Centro faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, situado na Rua Major Experidião de Sá, nº 91, ao lado da Escola General Joaquim Inácio.


Logo na entrada, o visitante se encanta com a decoração do espaço, com vários manequins com roupas usadas pelos dançarinos.  A história do Luar do Sertão é apresentada com imagens de ex-integrantes, fotografia da fundadora do grupo, a senhora Terezinha Queiroz, e todos os acessórios usados em suas apresentações de ritmos nordestinos: maracatu, coco caboclinho, forró, samba, ciranda de roda, xote, frevo, dentre outros... Um acervo de grande riqueza cultural. 



A abertura da Exposição foi feita pelo novo coordenador do CRCS Carlos Danger e a curadoria(profissional capacitado responsável pela concepção, montagem e supervisão da exposição) foi feita por Raquel Santos e Pablo Murilo. O cenário escolhido apresenta a diversidade cultural, cada objeto exposto aborda os vários elementos das manifestações do nosso povo. As  integrantes do grupo receberam cada visitante com bastante simpatia e alegria pela data comemorada. Várias personalidades participaram do lançamento, como Célia Costa (participou do grupo em seu começo), Zita Queiroz, o secretário de Agricultura Cicinho, o artista plástico local Jorge Remígio, Rosa Pereira, Humberto Guerra e Kátia Siqueira representando a Casa das Juventudes de Custódia, Diretores e funcionários do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF entre outros presentes.

Coordenadora do grupo Luar do Sertão Ubira em emocionante discurso
Curadora Raquel Santos apresentando o curta metragem documental "Luar do Sertão" 
Exibição do curta 
Grupo Luar do Sertão com Paulo Peterson e Jorge Remígio 
ao final da abertura da exposição

PROGRAMAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

DIA 19/05 (SÁBADO) 
10h – Homenagem às antigas integrantes 
10h30 - Apresentação da dança do Leque 
11h – Apresentação dança Coco de Roda 
11h30 – Exibição do filme “Luar do Sertão” 

DIA 23/05 (QUARTA-FEIRA) 
17h30 – Apresentação dança Xote 

DIA 24/05 (QUINTA-FEIRA) 
17h30 – Apresentação das danças Ciranda e Forró 

DIA 26/05 (SÁBADO) 
11h – Exibição do filme “Luar do Sertão” 

DIA 31/05 (QUINTA-FEIRA) 
17h30 – Apresentação dança Frevo 

DIA 01/06 (SEXTA-FEIRA) 
17h30 – Apresentação dança Samba 

DIA 02/06 (SÁBADO)
10h – Apresentação da nova dança do grupo: xaxado 
11h – Exibição do filme “Luar do Sertão” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário