10 novembro, 2022

Necy Campos - por Neide Campos



Necy Campos de Queiroz, filha de Izaías de Queiroz Amaral e Francisca de Siqueira Campos, nasceu no dia 24.03.1922 onde se criou, brincou, estudou fez amizade com suas colegas e amigas da época. Conforme a Lei da Natureza, tornou-se uma bela mocinha. Divertiu-se com as poucas e sadias brincadeiras que Custódia pequena cidade oferecia aos seus filhos na época, sem muitas opções. Aos quinze anos casou-se com rapaz de Sertania a velha (Alagoa de Baixo). 

Desse matrimonio nasceu um filho. Houve muita discórdia e veio a separação. Tornou em bela mulher, linda mesmo, elegante,vestia-se como uma Princesa, foi a mulher mais bela e elegante que Custódia já teve. Poucos são conterrâneos que se lembram dela. Os mais jovens não a conheceram. Foi nomeada para ser funcionária dos Correios e Telégrafos local onde nossos pais já eram funcionários. 

Ao passar uns tempos Necy foi transferida para o Recife onde trabalhou até se aposentar. Passou quarenta e um (41) anos no Recife. Sempre entrava de férias no mês de setembro

Nunca foi passa-las em outro lugar só em casa com a família. Nós suas irmãs já estávamos casadas cada uma com filhos e ela os amava.

Era bela, bem vestida parecia uma rainha para nós que amávamos muito, era especial. 

Quando ia se aproximando mês de Setembro, já começava a alegria e a contagem dos dias que faltavam para sua chegada. Eram 14 crianças. Enfim chegou o tão almejado dia de sua chegada:

Era uma euforia total, na época Custódia tinha uma linha de ônibus direto de Recife-Custódia e vice-versa, era da Empresa Realeza . Quando o ônibus buzinava lá em cima na avenida Dr. Manuel Borba, a meninada saia correndo em direção da parada que ficava em frente a residência do Sr. Moisés Valeriano, hoje pertence a família Guilherme.

Era o começo da festa, a distribuição dos presentes cada um recebia o seu presente, as crianças, nós as irmãs, os esposos e nossos pais.

Ninguém ficava sem o seu.

O tempo passa implacável, ceifando a vida de nossos pais: pai faleceu dia 21.10.1973 e mãe em 18.02.1975. Necy aposentada quis voltar para Custódia, aconselhei que não voltasse, estava bem, nós éramos tão amigas, mas não houve nada que a fizesse desistir. Voltou foi vista com maus olhos pelos seus acolhedores. Não houve aproximação dos conhecidos do passado, que nem se quer por ela perguntavam, (também a recepção era péssima).

Necy ficou só, confinada em uma sala, um quarto e um banheiro. Só Deus é testemunha do que ela sofria. Não saia para parte alguma, só quando eu ia para lá eu saia com ela.

Ficou completamente isolada, foi definhando, já pedia a Deus que a levasse, levantava as mãos para o céu e dizia: MEU DEUS O QUE EU FAÇO DA MINHA VIDA.

Deus em sua, onipotência a levou para sua eterna morada, o Céu, no dia 02.11.2013 às doze e quarenta cinco, dia de Finados

Creio que Deus lá no céu onde ela está, seja bem feliz. Por que as criaturas terrestres são ingratas. 

Murchou a flor tão bela e boa como uma rosa principalmente para mim e meus filhos. Sei que a alma onde reside o Espirito Santo exala um perfume tão grande e delicado quanto de uma videira em flores.

Eras boa de uma amizade firme, pena que, os que tu mais amaste foram os teus algozes... 

Descanse em paz, Deus te dê a luz que não se apaga.

Sua irmã seus filhos que não a esquece

Neide Campos de Queiroz e filhos. 


2 comentários:

  1. Um texto bem escrito, porém cheio de rancor desnecessário.
    Minha titia Necy, realmente era tudo isso, descrito por tia Neide, e muito, muitíssimo mais...
    Pra nós sobrinhos era, realmente, a titia querida, amada e idolatrada! Pois em suas férias,
    vinha pra ca, e sempre nos presenteava . O dia de sua chegada era esperado por todos nós, com muita ansiedade. Titia era um ser humano, ímpar. Viveu em Recife por 41 anos, soube viver, de seu modo, como ela mesmo dizia. Aproveitou! Fez parte da alta sociedade, frequentou os melhores clubes e grandes bailes tradicionais , daquela capital.
    Então, quando achou que era tempo de voltar, voltou!
    Morava em seu quitinete, deixado por seus pais, na praça Padre Leão , vizinho ao banco do Brasil.
    Titia era uma mulher de posses. Tinha sua independência financeira, e resolveu se recolher em sua caverna. Uma vez que, foi uma bela mulher; como diz minha tia Neide: "a mulher mais linda que custódia já teve", e diante disso... titia Necy, nunca aceitou com bons olhos as marcas que o tempo lhe trouxe, através do seu passar... isto é; não gostava de se olhar no espelho, nem queria que àqueles que a conheceram a visse com os sinais do tempo.
    Naturalmente, se acomodou entre as suas paredes...vivia em frente uma TV, assistindo suas missas e novelas... não perdia nada de sua programação diária.
    Infelizmente, nós temos nossa rotina, mãe, filhos, mae, esposo, casa, trabalho... íamos visita-la, sempre que podíamos. Titia merecia ter tido uma velhice mais assistida, e como merecia! Porém, isso é outra história. E, eu, como sobrinha, a amei, dei a atenção e o carinho que pude dar, apesar dela merecer mais...mas, diante de tudo, estou de consciência tranquila. " Tou de boa!
    A ti, minha titia Necy, minha saudade e as melhores recordações.
    Te amo!
    Como também, te amo, minha tia Neide Campos!

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã faço minha as suas palavras,titia era tudo isso e muito mais

    ResponderExcluir