30 abril, 2014

[Entrevista] Salmo Silva um custodiense pelos caminhos da arte!


Entrevista realizada com Paulo Peterson, Durante o Cristo da Paixão de 2014.

1-Há quanto tempo você está no Rio? Quais trabalhos ou cursos você já fez nesse período, como também trabalhos na TV? 

R: Estou no Rio há, aproximadamente, oito meses. Fiz o Curso de Teatro Ivan Marttins, no Espaço Cultural Correia Lima (bairro Catete), onde apresentei o espetáculo “As Máscaras de Todos os Nós”, como conclusão de curso. Participei de saraus poéticos declamando sonetos de Shakespeare e de algumas ‘pontas’ nas emissoras Rede Globo e Record – além de ser selecionado para compor elenco de apoio do comercial da UNACOR (Paraná). 

2-Pelo tempo no Sudeste, o que mudou do Salmo de antigamente para o de agora? 

R: Quando decidi sair de Custódia, não tinha quase nenhum conhecimento sobre o universo da interpretação. Hoje tenho mais ciência da necessidade de estudo, dedicação e aprimoramento contínuo que a minha profissão exige. O que tenho aprendido tenho aplicado na minha própria postura de vida. 

3-Quem tem sido seus mestres em seu aprimoramento como ator e ser humano? 

R- Primeiramente, como ser humano, a responsabilidade do meu aprimoramento interior é exclusivamente de Deus e, como ator e artista tenho como preparador o ator e amigo Pedro Donizetti (intérprete de Judas Iscariotes). No exercício da profissão, durante as gravações, aproveito para apreender técnicas de atuação e produção com profissionais renomados da área. 

4-O que você achou do Cristo da Paixão deste ano para os anos anteriores? Qual análise faz de sua atuação? 

R: Neste ano, em relação aos outros, mesmo que o resultado final tenha sido plasticamente melhor, cabe dizer que ainda falta uma valorização especial para com os que participam do evento, desde os produtores, elenco, direção e, principalmente, com os figurantes – o nosso povo. Percebo, acima de tudo, que a direção carece de um aprofundamento verdadeiro sobre o que foi a época em que Cristo viveu e o real significado de sua existência, morte e ressurreição. Também necessita-se de um novo olhar sobre o texto, até então, utilizado. Analiso o sucesso de minha atuação com base no estudo profundo da personagem (por leituras, filmes e vídeos) onde pude assimilar cada detalhe, compreensão do texto e subtexto, voz e expressão corporal com afinco e satisfação com o resultado obtido. 

5-Quais seus planos para o segundo semestre? 

R: Para o segundo semestre tenho planos de prosseguir com minhas pesquisas cênicas e com a televisão – um sonho que pouco a pouco vai-se delineando, de acordo com o tempo. Quero estar preparado quando surgirem trabalhos mais desafiadores, como protagonistas, seja no palco ou na tela. Agradeço pela entrevista, uma abraço a todos! 

(Salmo Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário