Ela tem um indicativo que nos leva ao ano de 1957.
As pedras de calçamento (paralelepípedos) empilhadas na praça.
Esse calçamento do centro da cidade, começou a ser executado no ano de 1957, na administração de Luiz Epaminondas Nogueira de Barros, eleito em 1955 e assassinado no início do mês de dezembro de 1957 no curso do seu mandato.
O vice Prefeito, Adauto Pereira assumiu a prefeitura, concluindo o calçamento.
No primeiro plano, a Praça que inaugurada no governo de Inocêncio Lima, levou o nome 04 de outubro.
Não sei dizer se homenageando o dia dos animais e da natureza, criado na Itália no ano de 1931. Anos depois o nome da Praça mudou para Vinte de Julho, em homenagem ao dia de nascimento de Ernesto Alves Queiroz, prefeito de Custódia por três vezes.
Em setembro de 1978, durante as comemorações do cinquentenário da emancipação política da nossa cidade, a praça ganhou o nome de Praça Ernesto Queiroz. Seguindo, Rua Dr. Manoel Borba, que governou o Estado de Pernambuco de 1915 até o ano de 1919. Esteve em Custódia de passagem, em dezembro de 1916.
No final da foto, a esquerda, vemos o Grupo Escolar General Joaquim Inácio, construído na administração do governador Alexandre Barbosa Lima Sobrinho 1948-1951.
O prefeito nessa época era Ernesto Queiroz, filiado a UDN. O governador que era do PSD, tinha atendido duas reivindicações do prefeito, a construção do açude da Boa Vista e o campo de pouso, onde hoje fica o Bairro de São José.
Para contemplar o corregilionário político local que era do PSD, José Pires Ferreira, conhecido por Zuzu Pires, e a seu pedido, construiu o Grupo Escolar General Joaquim Inácio e a Cadeia Pública, onde funcionava também a Delegcia.
informações de Jorge Remígio
Nenhum comentário:
Postar um comentário