10 fevereiro, 2014

Há 96 anos nascia a peleja entre Lampião e Zé Saturnino, em Serra Talhada

Lampião
Nesta terça-feira (11), há exatos 96 anos, em 11 de fevereiro de 1918, o fazendeiro José Alves de Barros, o Zé Saturnino, entrava na feira do povoado de Nazaré do Pico, em Floresta (PE), em busca de um dinheiro quebrando um acordo feito com a família Ferreira.

O acordo firmado entre Saturnino Alves de Barros (pai de Zé Saturnino) e por José Ferreira da Silva (pai de Lampião) seria que o primeiro não iria a Nazaré e região e o segundo não iria a Serra Talhada.

Aconselhado pelo major João Gregório, da Ema, e pelo sr. Clementino Quelé, do Cipós, o jovem Zé Saturnino não deu ouvidos pois segundo ele, os Ferreiras quebravam o acordo quando iam visitar a tia na Fazenda Matinha.

Na ida, Zé Saturnino é emboscado pelo jovem Virgulino (Lampião) e seu primo Domingos Paulo. No dia seguinte (12), Zé Saturnino acompanhado por 15 homens, cerca a fazenda Poço do Negro, onde a família Ferreira morava. No conflito, Zé Guedes, um dos homens de Zé Saturnino, é baleado. Depois desse fato o atrito aumentou indo a família Ferreira morar em Alagoas.

( Do Blog de Serra Talhada- Luiz Ferraz Filho )

Nenhum comentário:

Postar um comentário