05 outubro, 2022

O mundo precisa de amor!

Lindinalva Almeida
Custódia-PE
Outubro/2022


A Igreja define o amor como “doação e acolhimento”. E vê no amor o maior sentimento do homem, razão pela qual, ele não pode viver sem amor. Esse sentimento de carinho, benevolência e de demonstração de afeto, que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de demonstrá-lo através de atitudes e ações, motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas.

Etimologicamente, o amor surgiu a partir do latim “amor”, que tinha justamente o mesmo significado que hoje. Assim, o substantivo dá origem ao verbo amar, que representa a ação do indivíduo que experimenta esse sentimento, isto é, estabelecendo uma relação entre o sujeito que ama e o que é amado.

O conceito de amor é um dos mais amplos e complexos que existe. Entendê-lo esbarra na singularidade de cada um. Essa emoção gostosa sentida pelo gênero humano provoca entusiasmo e nasce de laços consanguíneos ou de relações e atrações físicas, fazendo o maior bem para quem dá e para quem recebe. Esse amor que é ação e atitude é o mesmo que tem o poder de transformar o mundo, numa força capaz de converter “dor em riso, pranto em alegria e trevas em luz”. Jesus nos diz: “coragem, não desanime!”. Por causa do amor, as ações de quem o possui no coração, são de pessoas melhores, empáticas e dispostas a fazer sempre o melhor, sem precisar olhar qualquer outro tipo de interesse. Embora o amor seja a máxima corrente, este não se define, simplesmente se vive. E com toda propriedade, a Bíblia dá a definição mais bonita que Paulo escreveu sobre o amor. Digamos que seria o suficiente para entender como é importante ter amor por parte de quem somos. Em 1 Coríntios 13:4-7: “o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Nesta reta final da eleição de 2022, senti uma grande necessidade de escrever sobre esse bem maior chamado amor. Tão grande e tão escasso nos últimos tempos! Um tanto quanto paradoxal, grande e escasso! Pois bem! Ele é grande porque é a pura expressão do Altíssimo: o amor “tá lá, tá aqui, tá ali e, sim, pode ser sentido independentemente da distância, da luz, do som e do toque”.

Queridos amigos, peçamos à misericórdia de Deus que o vento da caixinha de Pandora não sopre sobre as nossas estruturas.

Custódia, 01 de outubro de 2022.


Um abraço fraterno,

Lindinalva (Nenê).

2 comentários:

  1. Um grande abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, infelizmente esse sentimento está se perdendo entre valores e princípios, somente quem conhece a Deus verdadeiramente, é capaz de manter eterno nos corações e nas atitudes.

    ResponderExcluir