14 julho, 2020

Um dos três mosqueteiros - (80 anos)

Dr. Pedro Pereira Sobrinho
Alguém designou um trio de jovens custodienses de OS TRÊS MOSQUETEIROS. Era formado pelo brilhante advogado tributarista e escritor Ernesto Queiroz Júnior, professor, membro de diversas academias, popularmente conhecido por Ernestinho, Sílvio Carneiro, Contador, Professor,  Prefeito de Custódia, e por Pedro Pereira Sobrinho, advogado, odontólogo e professor.

Hoje, dos três resta o Dr. Pedro, o último dos TRÊS MOSQUETEIROS. E é sobre ele que dedico estas mal traçadas, pelo muito que representou, como os outros dois,  para Custódia e paria várias gerações de jovens custodienses.

Nascido em 14 de julho de 1940, o garoto Pedrinho era o xodó de seus pais, o austero e estudioso Joaquim Pereira, e essa mulher extraordinária que foi Dona Corina. Ambos se dedicavam ao ramo farmacêutico, o que lhes proporcionava grandes oportunidades de ajudar os seus semelhantes, numa época em que a assistência à saúde praticamente não existia. 

Dona Corina era a salvação das pobres mães custodienses, quando aflitas não sabiam o que fazer com seus pequenos filhos acometidos de vários males. Sua experiência salvou muitas vidas, ao prescrever medicamentos para as mais diversas doenças dos pequeninos custodienses de então.

Levado pelo extremo zelo que seus pais dedicavam aos filhos, Pedrinho foi encaminhado nos estudos na capital pernambucana, onde adquiriu o diploma de Odontólogo, sempre retornando à terrinha durante as férias para rever os familiares, amigos e a cidadezinha que ele tanto ama.

Com o canudo na mão e mil ideias na cabeça, iniciou uma trajetória que rendeu muitos frutos, mais para Custódia e sua gente do que para si. Idealista por natureza, não se contentou com o diploma de odontólogo, ingressando na Faculdade de Direito de Caruaru, sendo um dos componentes das primeiras turmas daquela instituição.

Com o curso, dedicou-se mais ao Direito, onde destacou-se como um excelente orador, um dos melhores da região na sua época de ouro.

Agora com dois diplomas de cursos superiores, dedicou-se de corpo e alma ao que ele mais amava: educar. Antes de odontólogo ou advogado, Doutor Pedro Pereira foi um Educador na expressão exata da palavra. Lecionou por décadas, no Ginásio Municipal Padre Leão, Colégio Normal Municipal Ernesto Queiroz, e no seu Colégio Técnico Joaquim Pereira.

Não só a educação de Custódia deve muito ao dr. Pedro Pereira. Seu apego às coisas da nossa terra o fez Vereador, muito contribuindo para a mudança na forma de atuação dos edis custodienses. Durante sua gestão, desenvolveu ações junto ao então Prefeito – outro dos TRES MOSQUETEIROS, o Professor Sílvio e Carneiro, e com sua participação Custódia ganhou o seu estádio de futebol, o famoso Carneirinho, nome por ele dado ao nosso conhecido estádio.

Lembro do lançamento da “pedra fundamental” do Carneirinho. Um quatorze de julho, de ano que não recordo, dr. Pedro me convida para junto a outros amigos, fazer uma vistoria numa área de terra que ficava distante da cidade, cerca de dois quilômetros, no então Sítio Pindoba. Recordo que foi no dia 14 de julho por seu aniversário. 

Debaixo de uma jurema preta, sentamos formando uma roda em torno de um gravador mine cassete, última tecnologia da época, para registrar aquele momento. Recordo que estávamos, eu, o Dr. Pedro Pereira, Djalma Moisés, se não me engano presidente da Câmara de Vereadores na época, além de outras pessoas que não consigo lembrar. E alí foi lançada a ideia de transformar aquela área plana no campo de futebol, o que foi concretizado graças a ação do então Prefeito Sílvio Carneiro. 

Na ocasião dr. Pedro já batizou o estádio, homenageando o Prefeito Sílvio Carneiro,   afirmando que diferente da mania de grandeza de muitos da época, ao invés de chamar de CARNEIRÃO, o estádio seria o CARNEIRINHO, nome que “pegou” e ficou marcado para sempre.

Mas não foi só na educação e nos esportes que o dr. Pedro deixou sua marca. Muitas outras ações por ele desenvolvidas marcaram sua atuação. Criou e fez funcionar o curso de contabilidade, através do COLÉGIO TÉCNICO JOAQUIM PEREIRA, colaborou e muito na criação do Lyons Club de Custódia, na implantação de uma pequena repetidora de TV, instalada no Macambira, na criação e instalação da COOPERCUSTO, cooperativa agrícola com muitos serviços prestados aos agricultores, junto aos dois outros MOSQUETEIROS, Ernestinho e Sílvio  manteve por um bom período o semanário CUSTODIANAS, jornalzinho sensação da época, sempre colaborou na realização de eventos culturais, esportivos, recreativos, a exemplo de formação de equipes de futebol, participação nas festas populares, Carnaval, São João etc., 

Coletou centenas de causos do nosso folclore (pena se não os tem escritos), sempre colaborou com os gestores municipais, quer com orientação legal, quer como mestre de cerimonias, em suma, viveu intensamente a vida na acanhada Custódia de antigamente.

Ao completar oitenta anos, o Dr .Pedro Pereira lega aos seus filhos um exemplo raro de dedicação e amor a nossa terra, o que os obriga a continuar o seu histórico; aos custodienses, o respeito e a admiração pelo muito que fez por nossa terra e a todos pelo carinho e amizade sincera que sempre devotou a seus familiares e amigos. 

Sinceros parabéns meu compadre e amigo, o Bidoutor Pedro, como sempre o chamava.

Texto por
 José Melo
Recife-PE
Julho/2020

11 comentários:

  1. Dr Pedro Pereira, uma das figuras mais expressivas da história de nossa terra. Lembro-me dele sempre nos treinos de futebol, bem uniformizado, sempre que estava de férias escolares. Muito gentil e educado.era muito espirituoso. Parabéns De. Pedro!

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso, descrevendo a trajetória de um ícone da sociedade Custodienses. Dr Pedro e Um homem brilhante, de grande coração e amor ao seu povo.

    ResponderExcluir
  3. Dr Pedro Pereira! Excelente pessoa, Excelente Professor, Excelente advogado, Excelente odontólogo, Excelente ser humano, Tenho a honra de ter sido aluno desse grande mestre, Que Deus te abençoe grandemente meu amigo Pedro Pereira.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dr.Pedro pelos seus 8.0 pela sua inteligência que parecia mais uma enciclopédia era um contador de causos . excelente é pena não ter essa memória tão aguçada mas a vida é assim mesmo. Quando cheguei aqui em março de 1981 foi das primeiras pessoa a conhecer visto que meu padrinho Sebastião Alves era seu tio irmão de dona Corina e outra que ele foi colega de Colégio e de faculdade do meu irmão Dilson Magalhães. Quando ele sob essa historia nos tornamos amigos. Silvio Magalhães.

    ResponderExcluir
  5. Meu eterno mestre, uma pessoa que guardarei sempre no meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,Dr Pedro Pereira!!!
    Realmente, és excelente!
    Sempre lhe tive muita atenção e consideração. Quando conclui a 8a série,1977, o Senhor foi o meu paraninfo.
    Nossas famílias sempre ligadas. Depois tive a oportunidade de ser sua aluna no Colégio Técnico. Amava suas aulas, seus ensinamentos e ouvir seus relatos nas tragetorias da vida profissional.
    Não perdia a oportunidade de estar na plateia do Tribunal do Júri, quando o Senhor ia fazer defesas de seus clientes.Sem contar que já passei por seus cuidados como odontólogo.
    O senhor é um homem Bidoutor, como diz o sábio José Melo.
    Custódia e filhos são privilegiados e orgulhosos por tê-lo, como também, aos outros dois mosqueteiros, acima citados. Vocês três fizeram História.
    Hoje é o seu aniversário, te desejo Bênçãos Divinas sobre sua vida e sobre sua família.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Dizer mais o que? Qualquer coisa que se acrescente sobre Dr. Pedrinho, gera redundancia.

    ResponderExcluir
  8. Concordo em genero e número com tudo que fpi dito nos tdxtos acima. Dr. Pedro Pereira orgulho, alegria e luz Custodiense. A história de Custódia tem vários nomes, contudo o mais brilhante chama-se Pedro Pereira. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  9. PRIMO DR. PEDRO
    Hoje me sinto tremendamente FELIZ por festejar SEU ANIVERSÁRIO . É um marco na sua vida e na vida de muitos. É um marco na vida de toda a FAMÍLIA ,PARANBENS pois todos reconhecemos seu gênio tão distinto.
    Cresci escutando histórias de quem O SENHOR foi toda sua vida. Histórias de força e garra. Você não é apenas um exemplo para mim, mas para toda a família. Quantas vezes chegou em nossa casa para conversar. Papai E c senhor releembrando as estórias.
    Fica difícil o que desejar para alguém tão ESPECIAL como esse PRIMO. Amigos já tem aos montes, SAÚDE que Deus conserve, FAMÍLIA Linda e competência no que faz.
    Só posso desejar que Deus multiplique tudo de bom que já possui e que realize os sonhos do seu coração, Aqueles que somente o senhor sabe Deus sabem!!!!
    Temos uma admiração profunda e honesta no seu nome,DR.PEDRO.PEREIRA no legado que construiu e no que todos os dias . FORTE ABRAÇO . OSVALDO GONÇALVES E FAMÍLIA.

    ResponderExcluir