11 setembro, 2024

Discurso de Andréa Queiroz na Inauguração da requalificação do Colégio Municipal Ernesto Queiroz


Foto: Cleber Santos Propaganda


Excelentíssimas autoridades aqui presentes, a que saúdo professores, alunos e todo o povo custodiense!


Meu nome é Andréa Queiroz, sou filha de Maria José de Sá Queiroz, mais conhecida como Zezita Queiroz, Tabeliã do Cartório único deste município, a quem represento neste momento. Por motivos pessoais, ela não pôde estar aqui hoje, mas me incumbiu de ler estas palavras por ela escritas.

Hoje é um dia de grande emoção para todos nós. Estamos aqui reunidos para celebrar a revitalização de uma escola que carrega, em seu nome, uma grande história: Colégio Municipal Ernesto Queiroz. Para mim, essa homenagem tem um significado ainda mais profundo, pois este nome carrega o legado do meu pai, um homem cuja dedicação ao município de Custódia e ao bem-estar da nossa comunidade sempre foi inspiradora.

Quando colocamos o nome de alguém em um espaço público, queremos eternizar a história dessa pessoa, que sempre será conhecida pelas futuras gerações. E nada mais justo do que homenagear o cidadão Ernesto Queiroz, homem público, que por três vezes governou com dignidade nosso município e que deixou boas e inesquecíveis memórias em sua trajetória política e pessoal.

Ernesto Queiroz nasceu em 20 de julho de 1898, filho de Francisco Queiroz Melo e Álvara de Góis Melo. Casou-se com Maria Josefina de Sá Queiroz em 19 de junho de 1929, união da qual nasceram os filhos: Ernesto Queiroz Júnior, José Elídio de Queiroz, Maria José de Sá Queiroz e Maria das Graças Queiroz.

Em 1937 foi eleito Vereador e Presidente da Câmara Municipal, tendo perdido o mandato em razão do Golpe de Estado de 10 de novembro de 1937. Já em 15 de maio de 1939 foi nomeado prefeito, em substituição ao Major Inocêncio Lima, missão que cumpriu até julho de 1944.

Foi eleito novamente prefeito em 26 de outubro de 1947 para um mandato de quatro anos, de 15 de novembro de 1947 a 15 de novembro de 1951. E em 15 de novembro de 1959 assume novamente a prefeitura para seu terceiro mandato, até 15 de novembro de 1963.

Em todas as suas gestões buscou trabalhar pela população do seu município, executando várias obras, entre elas a construção de escolas, e deixando um exemplo de homem digno, correto e generoso. Assim, tem seu nome eternizado neste Colégio Municipal Ernesto Queiroz, assim como também na Praça Ernesto Queiroz, no centro dessa cidade.

O projeto de reforma dessa escola vai além da sua reconstrução física, ela faz parte de um trabalho mais amplo de desenvolvimento urbano, humano e social, criando para a população um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, atendendo às necessidades da comunidade escolar.

A reconstrução desse espaço oferece melhorias ao prédio, garantindo conforto aos alunos e profissionais, melhorando o bem-estar de quem utiliza esse ambiente físico, adequando o espaço escolar à demanda de alunos e tantos outros objetivos que serão alcançados ao longo tempo.

E para este dia tão especial, escolhi uma palavra que reflete o sentimento da família Queiroz: GRATIDÃO.

Agradeço a cada pessoa que fez parte dessa jornada de revitalização. O esforço de todos — professores, alunos, pais e a comunidade — fez com que este sonho se tornasse realidade. Somos imensamente gratos ao prefeito Manuca pela iniciativa de reformar o Colégio Municipal Ernesto Queiroz, mantendo viva a memória do meu pai e preservando um patrimônio público que eterniza seu nome.

Que esta escola seja, para cada estudante, o começo de uma jornada repleta de conquistas.

Muito obrigada!!!!




4 comentários:

  1. Momento importante para Custódia, pois além da reforma do colégio, também uma oportunidade de resgatar a memória do Prefeito Ernesto Queiroz. Parabéns, Andrea!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a família Queiroz!

    ResponderExcluir
  3. "Padrim" Ernesto como sempre ouvi mamãe falar, foi e será eternizado nos corações daqueles que o conheceram, ou ouviram falar de sua digna trajetória. Ou seja, Ernesto Queiroz homem integro de uma conduta ilibada, deixou cravado no coração de seus familiares, parentes, amigos e fiéis conterrâneos, um legado inigualável.
    Hoje, ao vê as revitalizações das duas grandes obras públicas que leva o seu saudoso nome
    ( praça e colégio) volto ao tempo e me congratulo com todos àqueles que o amaram, verdadeiramente:
    em especial ao meu PAIZAIAS, MÃE FEINHA, meus tios e tias, e minha amada mamãe NILDA CAMPOS DE QUEIROZ. Os quais sempre deixaram transparecer o orgulho em dizer que eram primos de ERNESTO QUEIROZ. Levarei comigo, e passarei pra minha decência, sua história de honradez.
    ENESTO QUEIROZ VIVE!!!

    Quero testemunhar aos caros leitores dessa página:

    Rotineiramente, ao anoitecer, eu , mamãe e minhas irmãs, costumávamos sentar no banco da Praça Ernesto Queiroz; e lá presenciamos
    cenas lindas e puras, onde, por diversas vezes, minha mamãe saia caladinha em direção ao busto de "PADRIM" ERNESTO, rezava, acariciava sua face , vestes e beijava, depois fazia o sinal da cruz.
    Isso é algo inesquecível!😭💔

    Parabéns aos prefeitos, Luiz Carlos Galdencio e Manuca por tão brilhantes projetos de revitalizações!👏🏻


    Abraços, Rogéria Marília Campos

    ResponderExcluir
  4. Fazendo uma correção dlno texto acima, "decencia" leia-se descendência .
    Grata.

    ResponderExcluir