02 março, 2022

Caracterização do Município de Custódia


O município de Custódia está localizado na parte setentrional da microrregião do Pajeú (nº 179), porção norte do Estado de Pernambuco, limitando-se geograficamente, ao norte, com os municípios de Iguaraci e Carnaíba, ao sul, com Ibimirim e Floresta, ao leste com Sertânia e, ao oeste, com Betânia e Flores. A área municipal ocupa 1.404,126 km² [2020], inseridos nas folhas Custódia (SC.24-X-A-III) e Afogados da Ingazeira (SC.24-Z-C-VI) editadas pelo MINTER/SUDENE. Pode ser localizada pelas coordenadas 9.105.776 kmN e 649.669Km e situa-se a uma altitude de 542 metros.

O acesso ao município é efetuado através da rodovia federal BR-232 que interliga Recife à Parnamirim. Partindo-se do Recife percorre-se cerca de 340 Km nesta estrada até atingir a cidade de Custódia.

Dispõe ainda de um campo de pouso, com pouco uso, situado próximo a BR-232, ao lado da AABB, bairro Pindoba Velha.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

De acordo com o censo demográfico de 2000 realizado pelo IBGE, a população total residente no município é de 29.928 habitantes sendo que 16.645 habitam a zona urbana e 13.324 a área rural. A densidade demográfica do município é de 20,24 hab/km².

No município de Custódia destacam-se, com maiores populações, os distritos de Maravilha com 4.365 habitantes e Quitimbú com 4.105 habitantes.

POPULAÇÃO: 37.633 pessoas [2021]

AGRICULTURA E PECUÁRIA
O município de Custódia tem como atividades econômicas predominantes a agricultura e a pecuária. Na agricultura destacam-se, segundo o IPE (1995), as culturas de mandioca, milho, feijão, algodão, seguindo, com participação modesta de manga, laranja, coco da bahia e goiaba. Na pecuária sobressaem-se as criações de bovinos (23.460c), caprinos (21.220c), ovinos (11.780c), suínos (9.510c). Na avicultura destaca-se a criação da galináceos (66.055 aves/ano) com uma produção de ovos da ordem de 71.955 dúzias/ano.

ASPECTOS FISIOGRÁFICOS
O município de Custódia, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales e estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hipercerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos eAltas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações e Residuais com os solos Litódicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário