03 janeiro, 2024

A escalada da vida em busca da luz!


Lindinalva (Nenê) e Arnaldo.
Janeiro 2024

“O que se leva dessa vida é a vida que a gente leva”.


Que bom, meu Deus, chegar a 2024! Que bom chegar até aqui!

Foram 365 dias de trabalho, de alegria, de fadiga, de tristeza, de um lugar ao sol e de promessas não pagas.
 
A cada ano, as promessas de mudanças que se faz para o Novo Ano são quase sempre as mesmas. E nunca paramos para nos perguntar: qual a promessa que eu não cumpri? Dias passam, meses se completam e anos e ciclos são concluídos para a completude de mais um ano. Contudo, o mais importante é manter a esperança de dias melhores, de novas possibilidades, de um recomeço, de um réveillon que o traz. Com certeza, vai ter sempre um consenso: paz, saúde, trabalho, estudo, uma família estruturada e estabilidade financeira.

O ano é novo, porém, “o maior desafio da vida, é criar uma mudança de hábito"... É dificil, mas, não impossível.

Precisamos mudar, mudar para melhor. Para que mudemos a nossa convivência diária, mudar a nossa comunidade, o nosso estado, enfim, o mundo, o qual somos responsáveis em pequena escala pelo equilíbrio social,  ambiental, econômico, cultural e climático.

O homem na sua longa caminhada até os dias de hoje tem caminhado em busca de perfeição: transformou, inventou as coisas humanamente possíveis. Ainda não se encontrou com a mais perfeita fórmula deixada por Jesus Cristo: a Cruz, que nos leva ao encontro da Luz!

Ah, se todos tivéssemos um pouquinho da bondade do Bom Samaritano! Esta parábola está atualizadíssima: Lucas 10:25-37. A importância de amar ao próximo sem nenhuma limitação está no centro da mensagem que esta história transmite. Ela nos mostra a falta de empatia e compaixão pelo próximo. Infelizmente, constatamos pessoas que são hostilizados, rejeitadas pela sua classe social, pela cor da pele, etnia, opção religiosa, política, social e orientação sexual.

O samaritano ao ver aquele homem ferido no seu caminho poderia ter ficado feliz com o seu sofrimento, porque os Judeus eram inimigos dos samaritanos. Contudo, a compaixão falou mais alto. Ele não viu ali um inimigo ou um problema alheio; viu um ser humano que carecia de ajuda.

O Samaritano agiu diferentemente dos falsos cristãos: o sacerdote e o levita eram pessoas que conheciam a "Lei de Deus de olhos fechados”.

É preciso que a mudança seja uma constante na nossa vida. O bom samaritano mudou a história de um paradigma de seu povo.

Feliz Ano Novo! Que os seus projetos sejam realizados!
Que o Deus da misericórdia, por intercessão de Maria Santíssima lhes dê a graça da saúde e da paz!

Abraço de luz!

Custódia, 02 de janeiro de 2024.

Lindinalva (Nenê) e Arnaldo.

4 comentários:

  1. Reflexão muito bem colocada e oportuna para os dia de hoje , feliz Ano Novo ! “ Ele faz , Ele desfaz , Ele é Deus “

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras amei🙏🙏♥️♥️

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2024 para esse lindo casal e esta escritora fantástica. Lindo texto bem comovente. Um grande abraço: Lucia Gois e família

    ResponderExcluir