31 janeiro, 2014

Público diverge sobre reforma na antiga casa paroquial nas redes sociais


Quem usa as redes sociais, principalmente o Facebook, deve ter visto fotos com a reforma no local onde até a pouco tempo atrás, era a antiga casa paroquial. Logo surgiram diversos comentários  sobre a reforma. 

Boa parte dos comentários, foram contra a maneira como foi realizada esta reforma. Entre as opiniões publicadas, as questões mais abordadas foram:

- Não acompanhamento do conjunto arquitetônico da Igreja;
- Falta de consulta a comunidade de um modo em geral;
- A garagem construída invadiu área pública;
- Realização de Audiência Pública para assuntos em defesa do patrimônio público;
- Obra atender ao Plano Diretor Municipal;

fotos: Chico Elizeu

Quinta feira (dia 30), o padre Roberto Luciano, participou ao vivo do programa Ponto de Impacto, da Custódia FM. Durante entrevista, foi questionado por alguns ouvintes, por telefone, sobre a reforma. O pároco respondeu dizendo:

"A casa Paroquial estava em péssimas condições, a garagem era coberta com telha Brasilit. A fiação elétrica bastante antiga e precária. A madeira do telhado muito antiga. Não havendo assim nenhuma condição de residir mais no local.

Completou ainda:

"Trouxe um arquiteto e segundo ele, não tinha mais o que se fazer. De agora em diante, não será mais casa Paroquial. Será uma secretaria paroquial, com sala para reunião, sala para atender as pessoas individualmente, almoxarifado, garagem para dois carros e uma cozinha". 

Numa segunda ligação telefônica, questionado sobre a inclusão de uma garagem em cima de área pública, respondeu

"Foi algo pensado, algo de fato bem estruturado e bem desenhado. Que pudesse servir a atualidade. Soltando o prédio da Igreja. Agora me fale se eu poderia agradar à todos? isso seria impossível. A casa paroquial não era nada histórico, a Igreja de São José sim". 

Para acompanhar o debate sobre o assunto no Facebook, basta acessar: AQUI

E ai, o que você achou da reforma e das opiniões feitas? Deixe sua opinião no comentários do blog, ou, acessando o debate democrático através do link disponibilizado.

2 comentários:

  1. O Padre Roberto Luciano foi contraditório em suas declarações no programa de rádio. Ao afirmar que a Casa Paroquial não era um prédio histórico, portanto, poderia ter sua arquitetura alterada ou mexida. Porém, reconhece que a Igreja é um prédio histórico. Então eu pergunto: Por que ele destruiu as escadarias da igreja para construção de um insignificante estacionamento para seis vagas de veículos? Enfeiando e descaracterizando totalmente a arquitetura de um dos mais belos templos do nosso Estado. Ferindo assim, totalmente a estética com uma obra absurda. E ainda pior, não houve a interferência de quem poderia embargar coisa tão esdrúxula. Pouquíssimas pessoas da cidade manifestaram indignação com tamanha aberração.

    ResponderExcluir
  2. Jorge.
    As intervenções feitas no sítio histórico da nossa Matriz foram de uma infelicidade sem par. No tocante a retirada da escadaria:
    Foi pensado que ela (a escadaria) poderia estar fazendo parte da sustentação do conjunto?
    Só contratar um arquiteto não é tudo. Aonde está o projeto e sua respectiva aprovação pela Secretaria de Obras da Prefeitura. Se esta aprovação houve, foi recolhida a taxa administrativa aos cofres da prefeitura.? E a consulta prévia à população! Foi feita?
    Não faz muito tempo, nós custodiences, nos cotizamos e demos um telhado novo
    para a Igreja.
    Sobre todos os aspectos, aquilo não pode e não deve permanecer onde está.
    Levar o assunto ao promotor da cidade e pedir uma audiência pública, é o mínimo que podemos fazer. Portanto mãos a obra. Se preciso for, vamos colocar o povo nas ruas.
    Sugeria a este blog deixar esta matéria encabeçando os assuntos visando mantê-la visível. Sugestão,claro.
    Fernando Florencio
    Ilhéus\Ba







    Fernando Florencio
    Ilheus\Ba

    ResponderExcluir