23 novembro, 2012

Projeto de Educação Musical "Meninos do GAMT" - Almir Mello


O músico/percussionista custodiense ALMIR MELLO enviou exclusivamente para o Blog Custódia Terra Querida, noticias de um projeto coordenado por ele em 06 (seis) cidades do Vale do Paraíba. 

Trata-se do projeto de educação musical "Meninos do GAMT" coordenado juntamente com Diego Lourenço(músico e historiador). O projeto alcançou todas as metas com resultados surpreendentes, atendendo 890 jovens com idade a partir de 15 anos. 

"Meninos do GAMT" foi  patrocinado pela FIBRIA e o Instituto VOTORANTIM. E como fruto desse apoio, rendeu uma Orquestra com 40 integrantes, formada com os destaques das cidades em que foi desenvolvendo. Cada aluno participante recebe um cachê por cada apresentação. 

Breve será lançado DVD do Projeto.


Para o próximo ano, pretende reunir empresários, diretores escolares, artistas locais e pessoas em geral, para um debate aberto, cujo o tema será "Diálogos Construtivos". Seu plano é tentar viabilizar a realização do Projeto em Custódia, e quem sabe, nas cidades vizinhas. Este projeto tem transformado escolas por onde é realizado. Nele se mostra o verdadeiro significado da responsabilidade social.

Outro plano do músico, é aproveitar período de férias na cidade em Janeiro, para fazer um show acústico chamado "Almir Mello canta Zé Ramalho".

Paulo Peterson


Objetivos Meninos do GAMT

- Possibilitar o acesso de crianças e adolescentes à práticas culturais, visando o aprendizado prático e teórico das principais expressões musicais brasileiras (sambas, maracatus, carimbós, frevos, cacuriás, entre outros), e colaborar com a valorização das unidades escolares pela comunidade local, utilizando este projeto como ferramenta de inclusão social, uma vez que o projeto revelará a identificação dos participantes com os ritmos musicais executados e auxiliará a compreensão de que todos são agentes produtores de cultura.

- Ampliar o estudo musical já desenvolvido no GAMT e implantar uma orquestra popular com os alunos das oficinas de musica, chamada "Orquestra Meninos do GAMT" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário