Cine Mandacaru estreia em PE com curta produzido por jovens cineastas
Filme foi resultado de uma oficina de férias feita por jovens de 14 a 29 anos.
Mostra é gratuita e acontece nesta terça-feira, em Custódia, no Sertão.
Cínthia CarvalhoDo G1 PE
O documentário ficcional “Casa das Juventudes” foi um resultado de uma oficina promovida por um projeto social do Governo do Estado, que leva o mesmo nome. A ação tem o objetivo de promover e incentivar a cultura, com a construção de espaços públicos com salas de informática, cinema, arte e outras atividades. O curso foi realizado durante as últimas férias escolares e contou com a participação de 23 jovens, com idades entre 14 e 29 anos. A maioria nunca havia entrado em uma sala de projeção antes.
De acordo com a cineasta Kel Bastos, uma das organizadoras do Cine Mandacaru, o objetivo do evento é levar mais informação sobre a produção cinematográfica aos jovens do Sertão pernambucano. “Durante as oficinas, a gente trabalhou a introdução ao cinema, porque eles não têm contato com esse cenário aqui em Custódia. Então introduzimos o cinema nacional, trazendo o tema para o universo de Pernambuco, especificamente o Sertão”, conta ela, que também é jornalista, e veio de Belo Horizonte (MG) para participar do projeto.
O curta-metragem tem um minuto e foi filmado no próprio ambiente onde aconteciam as aulas, o espaço Casa das Juventudes. “Eles produziram o roteiro, filmaram, fizeram tudo. O Cine Mandacaru é um resultado do trabalho deles. Gostaria muito que aqui em Custódia tivesse uma sala de cinema. O nosso objetivo é criar um cineclube e promover debates, mostras, oficinas sobre a produção fílmica”, afirma Kel Bastos. Junto ao publicitário e fotógrafo Pablo Murilo, Kel supervisionou os alunos em toda a produção e execução do filme.
Além do curta-metragem produzido pelos participantes da oficina, serão exibidas as produções “Menino do Catimbau”, cedido pelo Cine Sertão – Audiovisual Estudantil, de Salgueiro, e o longa-metragem “A Máquina”, do diretor pernambucano João Falcão. O evento conta, ainda, com apresentações de samba de coco, dança típica da região, e declamação de um cordel, também produzido por jovens do projeto Casa das Juventudes.
Serviço:
1º Cine Mandacaru
Dia 15 de novembro de 2011, a partir das 18h30
Praça Padre Leão, em frente à igreja matriz São José, centro de Custódia, Sertão
Entrada franca
Link do G1 PE - http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/11/cine-mandacaru-estreia-em-pe-com-curta-produzido-por-jovens-cineastas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário