07 setembro, 2011

Dia da Independência em Custódia 2011


Uma caminhada às 6h30 da manhã, com saída da Academia das Cidades na Vila da Cohab deu início as comemorações do Dia da Independência do Brasil em nossa cidade.


O passeio contou com a participação de pessoas de várias idades, com predominância, de pessoas da terceira idade. A Caminhada da Independência perfilou pela rua Joaquim Pereira, depois pela avenida Inocêncio Lima encerrando na Câmara Municipal de Vereadores. O prefeito Nemias Gonçalves e o vice Joãozito Moura acompanharam de perto o evento, juntamente com toda equipe da prefeitura, além de várias personalidade locais.


Dando prosseguimento, o hasteamento das bandeiras, com apresentações do Grupo Luar do Sertão, com o musical "Aquarela do Brasil".



A banda Marcial Mauro Cesar, executou o Hino Nacional e de Custódia, enquanto Ariosvaldo Gonçalves presidente da Câmara de Vereadores, o Prefeito Nemias Gonçalves e o comandante da Polícia hastearam as bandeiras de Custódia, do Brasil e de Pernambuco respectivamente. O destaque ficou para jovens alunos da rede particular e pública cantando os ao lado da banda marcial e de seus professores.


Por fim, a Polícia Militar, Rocam e Gati encerraram os desfiles cívicos das comemorações do Dia da Independência do Brasil. Na sequência foi realizada uma Corrida da INDEPENDÊNCIA (modalidades pré-mirim, mirim e aberta),com largada na academia das Cidades.




Dia da Independência - Tarde




À tarde na Praça Padre Leão foi realizado torneio esportivo com jogos de mesa, teve competição de xadrez, damas, Dominó, Fubica e pingue pongue. A maioria dos participantes foi formado por jovens estudantes. Não ficando de fora participantes mais experientes. Interação completa entre idades.


As competições de mesa foram supervisionadas pela equipe da Casa das Juventudes(Rosa Pereira, Joelson Avelino, Humberto Guerra, Katya Siqueira). Além do apoio da Prefeitura Municipal de Custódia, o evento teve apoio da Fábrica de Doces Tambaú.


Uma das partidas que mais chamou a atenção dos presentes, foi entre dois deficientes visual. Fui convidado pelo professor Jacksivan da Escola Manoel Rodrigues da Silva, na Vila da Cohab, para acompanhar a partida como mediador. Tive uma experiência incrível e inédita. 

A partida foi entre o professor de braile Aírton Araújo, e o aluno Hilton do sítio Pau Ferro, zona rural em nosso município.


A destreza e a rapidez com que os competidores jogavam suas peças, deixava a cada lance jogado as pessoas curiosas com aquela partida inusitada para muitos presentes ali.


O vencedor foi Aírton Araújo, um batalhador local em se tratando de assuntos relacionados a deficiência visual. Parabéns Aírton.

Fechando as comemorações do Dia da Independência, foi realizada Missa na Igreja Matriz de São José e show seresta com o cantor Jorge Do Sinal na Praça Padre Leão.


Por Paulo Peterson

2 comentários:

  1. nem deu para eu ir fiquei totalmente fora do ar,,,mais tenho certesa que estava lindo..

    ResponderExcluir
  2. Custódia sempre se esmerou nas suas festas. A linda plástica dos eventos foi e será sempre uma tradição nas festas populares da nossa cidade.
    Parabens aos organizadores.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba
    Em Tempo: No desfile cívico, sentí falta dos Maçons.
    A Maçonaria, a nível nacional, precisa "mostrar a cara" e voltar a ocupar a posição destacada na vigilância dos maus feitos públicos.
    FF

    ResponderExcluir