21 março, 2015

Livro: 68 A Geração que queria mudar o mundo




Organizado por Eliete Ferre, foi lançado no Recife, dia 30 de Setembro de 2011, na Prefeitura de Olinda (Amparo) e na Caravana da Anistia (Assembléia Legislativa), o livro 68 A GERAÇÃO QUE QUERIA MUDAR O MUNDO, com relatos de episódios ocorridos desde 1964 até a abertura política - nas reuniões, na militância, nas manifestações, nas discussões, na prisão, nas ações armadas ou não, nos treinamentos, na clandestinidade, no Brasil ou no exterior, no exílio.

Será publicado pelo Ministério da Justiça, e incluído no Projeto Marcas de Memória da Comissão de Anistia. O diferencial do livro caracteriza-se pela revelação do lado humano e afetivo daqueles que não aceitaram a prepotência do Golpe de 64, concebido e engendrado nos Estados Unidos.

São descritos acontecimentos interessantes de que o autor tenha participado ou que tenha presenciado. Episódios, momentos íntimos; aquilo que se conta quando se está em uma roda de amigos; aquilo que ainda não foi narrado; aquela circunstância singular que o colaborador vivenciou ou a que tenha assistido; fragmentos relevantes da nossa vivência na luta por um Brasil melhor.

No total 100 colaboradores. 100 personagens, mais de 170 relatos. Cada página é um testemunho vivo de eventos autênticos, pequenos detalhes, retratos instantâneos de um período que marcou nossa geração, indignada com as arbitrariedades estabelecidas pelos golpistas. (...)

A artista plástica Inez Oludé participou com três contos, narrando sua prisão na Argentina durante esse período. Entre seus contos, faz narrativa sobre período em que residiu em Custódia.

Um comentário:

  1. Quem tem menos de 50 anos, seria bom que lesse esta história recente do Brasil.
    Zuenor Ventura, partícipe ativo do movimento publicou quase tudo no seu: 1968 O ANO QUE NÃO TERMINOU.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir