08 abril, 2013

[O Cristo da Paixão Ano III] Entrevista com Felipe Folgosi


Entrevista realizada por Paulo Peterson, no Hotel Macambira, em Custódia, dia 31, após primeira noite de apresentação.


Blog Custódia - Como foi ontem a primeira noite da peça? Acompanhei os ensaios no dia anterior e percebi você um pouco apreensivo. 

Felipe Folgosi - Uma peça se ensaia em média um mês. Um mês e meio. Pelo menos isso. Ontem apenas passamos a peça. Foi meio que direto. Acho que conseguimos, chegamos ao o fim(risos). Apresentamos. Houve umas falhas, mas conseguimos realizar. Isso é normal. Hoje vai ser melhor. Na verdade o importante é que hoje logo cedo no café encontrei pessoas daqui da cidade dizendo que havia gostado. É aquela coisa, a primeira noite sempre é mais difícil, muita gente para ensaiar, vários palcos, não teve ensaio base. Eu estava até um pouco preocupado mesmo antes do inicio. Temos essa responsabilidade, de fazer a coisa bacana. Bem feita. Mas eu fiquei feliz, porque saiu o espetáculo, houve algumas falhas, mas a gente espera corrigir hoje no segundo dia. No geral foi muito bom, todos gostaram, isso é o mais importante. Espero que hoje possa fazer uma apresentação melhor ainda.

BC - Como surgiu convite para o espetáculo.

Felipe - Olha na verdade, o Humberto entrou em contato comigo através de uma rede social, essa coisa usual da sociedade pós-moderna de hoje em dia, da coletividade, é muito bom, não é a primeira vez que aparece trabalho para mim através da internet. Foi dessa forma.

BC - Em entrevista à Rádio Custódia FM, você comentou que já tinha estado em Pernambuco com outras peças de teatro? Com a Paixão de Cristo foi a primeira vez?

Felipe - Não, já fiz umas quatro peças quando vim pra cá, entre Recife, Caruaru e Garanhuns. Já gravei uma novela da Record aqui, em Serrambi-PE(litoral Sul do Estado). É muito lindo lá. Eu gosto daqui e de Pernambuco em geral.

BC - Dentre as cenas realizadas na peça como Jesus Cristo, qual foi a mais emocionante?
Felipe - Várias cenas. Além da cena da encenação como a Via Crucis, onde ela visualmente emociona, tem cenas para mim, que o texto mesmo das mensagens de Jesus emociona. A Santa Ceia. O Sermão da Montanha. A cena da tentação com Babu Santana(interpretou Satanás). São textos que eu falo que são palavras eternizadas por Jesus, é muito legal você falar como ator esses textos. São textos que tem um peso.

BC - O que achou da produção do evento e dos atores locais?

Felipe - Eu acho assim, a cidade inteira fez um esforço muito grande para tornar o espetáculo real. Você vê que é uma coisa da comunidade. Todo mundo envolvido. Costureira, Cenógrafo e Carpinteiro. Gente que nunca fez esse tipo de trabalho colaborando com criação de cenários e de outras coisas. É um esforço da comunidade. Isso eu acho muito bacana. É muito difícil você usar um ator que não é profissional, todo mundo que tava lá, estava super disponível, temos uma certa disciplina que aprendemos na carreira de ator ao longo dos anos, poucos foram ao Recife, nunca participaram de um grupo de teatro. São pessoas voluntárias, eles não têm um compromisso tão grande assim. Mas quem tava ontem lá, resistiu ficar no feriado para participar da peça, realmente fez com afinco, com disposição. 

BC - Você já tinha ido para outros interiores pelo país.

Felipe - Sim. Fui em outros Estados, como Roraima e Acre. Aqui em Pernambuco eu nunca tinha ido tão distante. O pernambucano já é muito conhecido pela simpatia, o nordestino em geral, mas o pernambucano  é um povo muito simpático, muito acolhedor. Peço inclusive desculpas para as pessoas ontem que quiseram tirar fotos comigo durante o espetáculo, não pude atender, pois tava em cena e na correria (risos), se eu tirasse foto nesse momento não chegava a tempo no palco. Fora isso, um carinho enorme das pessoas, procurei atender o melhor possível, é bom a gente ter esse contato assim com o público. 

BC - Em 2013 você tem muitos trabalhos a realizar?.

Felipe - Estou fazendo um filme que se chama Aprendiz de Samurai, quando eu retornar vou continuar a gravar. Tem um projeto para um programa na TV a Cabo para o segundo semestre.

BC - Você ta escrevendo algo para cinema no momento?

Felipe - Sim. Tenho dois longa metragem à caminho escritos por mim, e tem um texto que venci um concurso anual de dramaturgia do Ministério da Cultura, que quero ver se eu monto ainda esse ano. 

BC - Deixe uma mensagem para seus fãs em Custódia e para todos os leitores do Blog Custódia Terra Querida.

Felipe - Agradecer a todos as pessoas de Custódia e da região, pela acolhida, espero que todos tenham gostado da minha atuação, tenho certeza que todo mundo tava procurando fazer o melhor de si, que possamos se reencontrar outras vezes e quem sabe eu voltei à Custódia com o espetáculo ou com outra peça em uma outra oportunidade. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário