17 maio, 2022

Piquenique - por Inácio Miranda


Por Inácio Miranda – do Livro "O Céu queria clarear" – Recife 2002.

Imagens produzidas na Concentração Brasileira na França dão conta duma festança de confraternização entre os jogadores e seus familiares. Pais, mães, esposas, sogras, irmãos, filhos e babás bebendo, comendo e conversando. Ronaldinho, todo jururu, num canto, conversava com o pai. Tafarel, subindo com a esposa num muro do jardim. 

Se isso fosse após uma espetacular partida vitoriosa já era errado, depois do fracasso frente aos pescadores de bacalhau era erradíssimo. Uma concentração, como a própria palavra preceitua, é para descanso, meditação e até oração. Mas regabofes! Isso não! 

Também pudera, os craques levavam mulher, pai, mãe, filhos, gatos, cães e até papagaio. O Ronaldinho alugou um chatô somente para sua mãe cozinhar feijoada para ele seu staff, todo esse esquema fez-me lembrar um júri havido em Custódia: o Juiz remanchou, remanchou, e, quando terminou de ler o libelo, já passava do meio-dia ( O Júri começara às 8h da manhã). 

Quem ia ser julgado era um vaqueiro rude que, de cara fechada, nada comentava, mas tudo olhava. A essa altura apenas lido o libelo, o juiz toca a campainha, anunciando que a sessão estava suspensa para o almoço e manda os soldados conduzirem o réu até a sala contígua para o repasto. É quando o preso diz: 

- Eu não quero almoço não

E, olhando para o juiz, acrescenta: 

- Vim para um julgamento e não para um piquenique. 

Os jogadores foram enfrentar um negócio seriíssimo, uma Copa do Mundo, que está envolvendo todos nós¸ brasileiros. Vejam-se as casas, os automóveis, os homens, as mulheres... Tudo, tudo vestido de verde e amarelo. E o caso de pensar como o vaqueiro: 

- Nós viemos aqui para jogar e não para um piquenique. 

Um comentário:

  1. Moleque ainda, conheci o Sr. Inácio Miranda como "dono" da Estância Hidromineral do Sabá. Empreendedor nato, aparecia em Custódia num quadriciclo que era uma curiosidade para toda a cidade. Tentava transformar o Sabá, num polo turistico abençoado pela natureza.
    Mas não teve a sorte de ter como parceiros no empreendimento, pessoas que pensassem como ele, Inácio Miranda. Custódia perdeu.
    Fernando Florencio \Ilheus Bahia.

    ResponderExcluir