A edição especial "Empresas Cinquentenárias" da Revista pernambucana Algo Mais, destacando como essas empresas conseguiram vencer os desafios do tempo e crescer de forma sólida. Uma dessas empresas é a Tambaú. Em duas páginas, o texto aborda a história da fábrica, destacando a maneira como Gerson Gonçalves criou a fábrica e a tornou uma das maiores empresas do estado. Confira abaixo na integra o conteúdo da revista.
O empresário paraibano Gerson Gonçalves de Lima nasceu numa família humilde, mas sempre sonhou em ser um grande industrial. Obstinação, empreendedorismo e determinação tornaram seu sonho realidade. O segmento escolhido foi o de doce, numa cidade fora de eixo das grandes fábricas, em Pesqueira, interior de Pernambuco, onde os ícones do mercado era Peixe, além da Rosa, da Tigre e da Touro.
Oficialmente ele só veio a fundar sua empresa em 1962, mas ele estava no ramo desde a década de 40, quando iniciou a produção de doces de frutas tropicais de forma artesanal na cidade de Custódia. Batizou a linha de produtos com o nome de Tambaú, em homenagem a sua terra natal. O primeiro rótulo dos produtos retratava a praia mais famosa paraibana, onde passou a infância.
A imagem da praia de Tambaú não ilustra mais os doces, e pouco a pouco, o processo artesanal foi dando lugar a uma indústria com maquinário de última geração com profissionais cada vez mais especializados no ramo de alimentação.
Desde o começo, o empresário estabeleceu uma estratégia montada em três eixos: dedicação, responsabilidade com o produto e muito investimento em tecnologia. Esses foram os principais ingredientes de sua receita de sucesso. Gerson morreu em 2000, mas o legada continuou sob o comando do filho, Hugo Gonçalves de Souza, atual presidente da companhia que gera mais de 300 empregos diretos e tornou-se a maior geradora de empregos do Sertão do Moxotó, região do semiárido nordestino.
Hoje a Tambaú fabrica produz cerca de 60 produtos na linha dos atomatados, doces, condimentos e produtos para a linha food service, que são distribuídos para os estados do Norte, nordeste e Sudeste do país. Além disso, a própria empresa mantém no Vale do São Francisco uma fazenda de 300 hectares um plantio irrigado de goiaba vermelha, caju e mamão, incentivando aquela região no agronegócio da fruticultura e tornando a empresa detentora de grande diferencial competitivo.
Para melhor o atender às necessidades de seus clientes e parceiros, a empresa possui uma base no Recife, onde funcionam os departamentos comercial, de telemarketing e de compra. Hugo Gonçalves diz que num mercado altamente competitivo, a preocupação com o suprimento de matéria prima leva a Tambaú a estar sempre monitorando fornecedores e mantendo profissionais, em suas plantações de frutas e tomates, apoiados por agrônomos designados pela empresa com o objetivo de garantir o padrão de qualidade da Tambaú.
Nesse segmento, adverte o empresário, a qualidade dos produtos vai desde a recepção de uma matéria prima de qualidade, o correto procedimento em todo o processo de fabricação, a aquisição de insumos que tenha respaldo perante o mercado, a utilização de equipamentos automáticos de última geração que dispensam o contato humano, evitando a contaminação do produto, e o padrão de consistência que preserve o sabor característico da fruta.
Ter frutas de no processo industrial direcionou a empresa a firmar parceria com os produtores locais, levando a Tambaú a distribuir mais de 20 mil mudas de goiaba para os produtores de cidades vizinha.
O cuidado com a produção de matéria prima levou a agencia de publicidade MV2 Comunicação, que atende a conta da empresa, a reforçar a comunicação nesse sentido. Imagens de frutas foram utilizadas nesse novo visual da frota e os caminhões circulam refletindo a qualidade que os produtos são produzidos.
A empresa está investindo nos segmentos que tem os maiores índices de crescimento do mercado, o da alimentação fora do lar. Segundo a coordenadora de marketing Millena Medeiros, o mercado de food service vem crescendo nas regiões em que a empresa atende o que fez com que a empresa desenvolvesse toda uma linha de embalagens mais apresentáveis, refletindo no mercado preparação do alimento. “Nossa maior qualidade é garantir a qualidade do produto”.
Em 2010 a Tambaú alimentos investiu na reformulação das embalagens da linha food service. Os baldes de 4,8kg e 20kg de creme de goiaba estão de cara nova, com rótulos mais atrativos que sugerem as melhores indicações do produto. O creme de goiaba com 2,5 kg foi lançado em embalagem flexível de tipo bag, mais resistente a impactos, baixas temperaturas e à umidade, tornando o produto mais competitivo no mercado.
O catchup institucional de 3,4kg, também passou por mudanças de embalagem que proporcionou melhor condicionamento para transporte e estoque, passou a apresentar brilho para se destacar na prateleira e ficou transparente para melhor visualização do produtor. O catchup Tambaú é um produto que merece respeito e confiança, pois segundo a pesquisa feita pela Latin Panel em 2007 e 2008, ficou em primeiro lugar no ranking das marcas mais consumidas em todo o Norte e Nordeste, e em quinto lugar no Brasil.
Outro produto também prestigiado, que recentemente passou por mudança de visual, foi a mostarda Tambaú, que segundo a 38ª Pesquisa de Reconhecimento de Marcas realizadas pela Revista Supermercado Moderno, com supermercadistas de todo o pais no final de 2009, ficou em 1º lugar em sua categoria. O levantamento registra o índice de preferência do supermercadista, o grau de conhecimento que tem em relação à marca e, principalmente, sua percepção de desempenho em vendas. Os dados sobre a faixa de faturamento e a evolução do volume em 2009 foram fornecidos pelas indústrias e pela Nilsen.
Os molhos condimentados da Tambaú, que já são sucesso em embalagens de 150ml, foram lançados também na linha institucional, com 750ml. A linha oferece os molhos inglês, Pinga Fogo e Alho com a qualidade que é a marca registrada da empresa.
Para 2011, uma das novidades é a goiabada cascão em barra de 1kg, que será embalada em uma caixa rústica. Esse produto já fez parte do portfólio da empresa há algum tempo e agora será relançado. Na linha de atomatados, as embalagens dos molhos prontos ganharão novo leiaute. Terão um design mais atual e com o intuito de obter maior destaque no PDV.
Os doces em barra, tradição na empresa também passaram por mudanças de leiaute. A agência de design paulista Haus+Packing é quem desenvolve os desenhos, trazendo sempre inovação e destaque aos produtos. Além disso, a agência foi destaque na pesquisa Pack Destaque de Preferência 2010, por ser a preferida dos profissionais que atuam no segmento de embalagens e na industria de alimentos e bebidas. A pesquisa foi publicada pela Revista Pack na edição de dezembro de 2010, e a análise dos resultados foi realizada pelo Clube de Pesquisa Opinião & Mercado.
A Tambaú está sempre buscando atender às necessidades do consumidor adaptando seu mix de produtos de acordo com as demandas de mercado, mantendo a qualidade e o sabor de um alimento saudável. Em 2011, a Tambaú continuará investindo na área de logística e na ampliação da infraestrutura.
Ainda segundo o presidente, na área de logística e movimentação os investimentos previstos são de R$ 1 milhão, com a aquisição de empilhadeiras; drive-in(paletização compacta, sistema que permite a máxima utilização do espaço disponível, eliminação dos corredores entre as estantes e um rigoroso controle de entradas e saídas); e quatro novos veículos para a agilização das entregas aos clientes.
Haverá também a ampliação da produção dos derivados de tomate, com a importação de uma nova envasadora Stand-up Pouch (SUP) para molhos de tomates, extratos e catchup, com valores estimados em R$ 800mil. Também será ampliada a infraestrutura de servidores de TI com a aquisição de novos servidores e backups avaliados em aproximadamente R$ 300mil.
“A Tambaú Alimentos, empresa familiar que está na segunda geração não deixou de assegurar sua marca no mercado e continuou investindo em lançamentos e estrutura fabril, mantendo a segurança alimentar e a fidelidade do seu consumidor”, diz a diretora-industrial, Francisca Melo.
O cuidado com a produção de matéria prima levou a agencia de publicidade MV2 Comunicação, que atende a conta da empresa, a reforçar a comunicação nesse sentido. Imagens de frutas foram utilizadas nesse novo visual da frota e os caminhões circulam refletindo a qualidade que os produtos são produzidos.
A empresa está investindo nos segmentos que tem os maiores índices de crescimento do mercado, o da alimentação fora do lar. Segundo a coordenadora de marketing Millena Medeiros, o mercado de food service vem crescendo nas regiões em que a empresa atende o que fez com que a empresa desenvolvesse toda uma linha de embalagens mais apresentáveis, refletindo no mercado preparação do alimento. “Nossa maior qualidade é garantir a qualidade do produto”.
Em 2010 a Tambaú alimentos investiu na reformulação das embalagens da linha food service. Os baldes de 4,8kg e 20kg de creme de goiaba estão de cara nova, com rótulos mais atrativos que sugerem as melhores indicações do produto. O creme de goiaba com 2,5 kg foi lançado em embalagem flexível de tipo bag, mais resistente a impactos, baixas temperaturas e à umidade, tornando o produto mais competitivo no mercado.
O catchup institucional de 3,4kg, também passou por mudanças de embalagem que proporcionou melhor condicionamento para transporte e estoque, passou a apresentar brilho para se destacar na prateleira e ficou transparente para melhor visualização do produtor. O catchup Tambaú é um produto que merece respeito e confiança, pois segundo a pesquisa feita pela Latin Panel em 2007 e 2008, ficou em primeiro lugar no ranking das marcas mais consumidas em todo o Norte e Nordeste, e em quinto lugar no Brasil.
Outro produto também prestigiado, que recentemente passou por mudança de visual, foi a mostarda Tambaú, que segundo a 38ª Pesquisa de Reconhecimento de Marcas realizadas pela Revista Supermercado Moderno, com supermercadistas de todo o pais no final de 2009, ficou em 1º lugar em sua categoria. O levantamento registra o índice de preferência do supermercadista, o grau de conhecimento que tem em relação à marca e, principalmente, sua percepção de desempenho em vendas. Os dados sobre a faixa de faturamento e a evolução do volume em 2009 foram fornecidos pelas indústrias e pela Nilsen.
Os molhos condimentados da Tambaú, que já são sucesso em embalagens de 150ml, foram lançados também na linha institucional, com 750ml. A linha oferece os molhos inglês, Pinga Fogo e Alho com a qualidade que é a marca registrada da empresa.
Para 2011, uma das novidades é a goiabada cascão em barra de 1kg, que será embalada em uma caixa rústica. Esse produto já fez parte do portfólio da empresa há algum tempo e agora será relançado. Na linha de atomatados, as embalagens dos molhos prontos ganharão novo leiaute. Terão um design mais atual e com o intuito de obter maior destaque no PDV.
Os doces em barra, tradição na empresa também passaram por mudanças de leiaute. A agência de design paulista Haus+Packing é quem desenvolve os desenhos, trazendo sempre inovação e destaque aos produtos. Além disso, a agência foi destaque na pesquisa Pack Destaque de Preferência 2010, por ser a preferida dos profissionais que atuam no segmento de embalagens e na industria de alimentos e bebidas. A pesquisa foi publicada pela Revista Pack na edição de dezembro de 2010, e a análise dos resultados foi realizada pelo Clube de Pesquisa Opinião & Mercado.
A Tambaú está sempre buscando atender às necessidades do consumidor adaptando seu mix de produtos de acordo com as demandas de mercado, mantendo a qualidade e o sabor de um alimento saudável. Em 2011, a Tambaú continuará investindo na área de logística e na ampliação da infraestrutura.
Ainda segundo o presidente, na área de logística e movimentação os investimentos previstos são de R$ 1 milhão, com a aquisição de empilhadeiras; drive-in(paletização compacta, sistema que permite a máxima utilização do espaço disponível, eliminação dos corredores entre as estantes e um rigoroso controle de entradas e saídas); e quatro novos veículos para a agilização das entregas aos clientes.
Haverá também a ampliação da produção dos derivados de tomate, com a importação de uma nova envasadora Stand-up Pouch (SUP) para molhos de tomates, extratos e catchup, com valores estimados em R$ 800mil. Também será ampliada a infraestrutura de servidores de TI com a aquisição de novos servidores e backups avaliados em aproximadamente R$ 300mil.
“A Tambaú Alimentos, empresa familiar que está na segunda geração não deixou de assegurar sua marca no mercado e continuou investindo em lançamentos e estrutura fabril, mantendo a segurança alimentar e a fidelidade do seu consumidor”, diz a diretora-industrial, Francisca Melo.
O interessado em adquirir a edição, pode fazer sua encomenda através do site da revista, acessando: ALGO MAIS. A edição de luxo da revista, reúne 10 mil exemplares em papel couché e lombada quadrada, chegou nas mãos dos formadores de opinião no dia 15 de fevereiro.
Agradecimento: Hugo Gonçalves
A marca Tambaú, acredito, tem sido uma pedra na chuteira das grandes indústrias do ramo.
ResponderExcluirManter esta marca imune às investidas das multinacionais, tem sido uuma senhora dor de cabeça para os controladores da empresa.
As chamadas grandes marcas citadas no começo desta matéria, todas já "tombaram", restando apenas na memoria de quem vivenciou o sucesso de cada uma.
Caso mais emblematíco, na área de atuação da Tambáu, foi da marca CICA, aquela do elefantinho e da turma da Mônica, que foi
canibalizada e sumiu do mercado.(?)
Como representante de produtos voltados para Auto-Serviços, me orgulha ser custodiense e consumidor costumaz, freguês de carteirinha da Goiabada Cascão.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba
Por vivermos em uma sociedade capitalista, onde o que conta é o lucro, a Tambaú vai muito bem, obrigado;Além de ser monopólio, no quesito emprego, não valoriza os recursos humanos,pagando baixos salários aos colaboradores, com excessiva carga horária de trabalho, não oferece os benefícios como empresa de grande porte: refeitório, vale refeição, cesta básica, plano de saúde, entre outros, sem falar em responsabilidade social.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ uma pena o blog só refletir a opinião do moderador. O comentário que postei ontem sobre o descaso da Tambaú com seus colaboradores e a falta de política sócioambiental não foi aceito. Fere o estado democrático em que o direito de opinião é uma conquista de todos o brasileiros.
ResponderExcluirCaro Anônimo, quem fere o estado democrático de direito de opinião dado aos brasileiros foi você e não o blog com suas colocações contra a Tambaú sem se apresentar.
ResponderExcluirSó tenho uma coisa para lhe falar amigo, caso tenha tido qualquer tipo de problema com a empresa, isso não nos compete, o blog procurou apenas divulgar uma matéria de uma revista. Procure os responsáveis e faça seu desabafo. Não sou contra e nem a favor.
O blog e seus leitores, não têm que ler em suas páginas tais comentários pessoais. E outra, quem se esconde no anonimato pra fazer denúncias não merece credibilidade.
Paulo Peterson
Moderador do Blog
paulojppereira@yahoo.com.br
Paulo.
ResponderExcluirMuito boa tua resposta ao "anônimo".
Este "anônimo" tem tudo para ser um sindicalista pelego daqueles que descobriram a fórmula de viver sem ter que trabalhar.
Petista, defensor árduo do quanto pior melhor.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba
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