João Gaguinho
Foto: Acervo familiar
Em Custódia, uma cidade pequena onde todo mundo se conhece, existia um policial muito conhecido por sua tranquilidade, a saber, João Gaguinho. Diziam os mais velhos que ele nunca tinha prendido ninguém. Certo dia, numa segunda-feira ensolarada, o delegado local chamou o policial e ordenou que ele prendesse um matuto que tinha causado confusão na segunda-feira anterior.
O policial, com sua calma habitual, saiu em busca do matuto. Não demorou muito para encontrá-lo, vagando pela feira. Chegando perto, o policial perguntou:
— Qual é o seu nome? é Bento
— Bento, senhor. — respondeu o matuto com certo receio.
— Então, Bento, o delegado quer falar com você. Vamos lá agora. — disse o policial, com um sorriso tranquilo.
Bento, meio desconfiado mas sem alternativa, decidiu acompanhar o policial João Gaguinho. Os dois foram caminhando pela cidade até chegarem à cadeia pública. Quando estavam subindo os degraus da entrada, avistaram o delegado, que estava parado à porta, esperando.
O policial, com uma atitude que ninguém esperava, agarrou levemente o braço de Bento e, em voz alta, declarou:
— Doutor, ele não queria vir de jeito nenhum! Mas eu trouxe ele à força!
O delegado olhou surpreso, sem saber se ria ou mantinha a seriedade. A verdade é que todos sabiam que o policial era um homem de paz, e essa história se espalhou rapidamente pela cidade, virando um causo contado e recontado nas rodas de conversa por muitos anos. E assim, o policial João Gaguinho ficou ainda mais famoso, não só pela sua tranquilidade, mas pela forma singular e bem-humorada de cumprir suas ordens.
Jânio Queiroz
Julho/2024
São Luís - MA
(*) Texto autorizado por familiares.
João Clemente da Silva, era o meu vizinho João Gaguinho!
ResponderExcluirUm ser humano inofensivo!
Dele temos vários relatos, de uma trajetória profissional de paz e sabedoria. Só deixou amizades.
Que bom conto, Dr Janio Queiroz!
Parabéns!
Abraço.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário e pela lembrança, João Gaguinho realmente era uma figura inesquecível! É sempre gratificante ouvir relatos sobre sua trajetória e o impacto positivo que ele deixou nas pessoas ao seu redor. Suas histórias são um verdadeiro tesouro de sabedoria e amizade.
João clemente da Silva, o saudoso João Gaguinho!
ResponderExcluirEra nosso vizinho, lá a rua Luiz Epaminondas.
Ele era inofensivo,
Dele guardamos boas lembranças; de um profissional da paz e sábio. Pois só deixou vários contos de sua trajetória, como policial.
Parabéns ao Dr. Janio por tão agradável lembrança.
Abraço
Rogeria Marília Campos
ExcluirMuito obrigado, Rogeria, pelo comentário tão carinhoso. João Gaguinho, com certeza, deixou muitas lembranças inesquecíveis. Era realmente uma pessoa sábia e de paz, cujas histórias ainda ressoam entre nós. É um prazer recordar sua trajetória.
Abraço!
João Gaguinho era um homem como poucos. Tive o prazer de conhecê-lo em minha adolescência.
ResponderExcluirSempre comprava pirulitos para mim e contava histórias sobre a vida. 👏👏👏
Obrigado!
ExcluirTio Joãozinho Clemente ,foi um policial militar Humanista e especial. Bom profissional, de família e bom amigo. Deus o abençoe, no céu .
ResponderExcluirNão sei se é verdade, mas ouvia falar que quando João gaguinho ia prender alguém mandava um dos filhos avisar: ( o famoso recado) "diga a fulano que se prepare, pois estou indo prendê-lo a mando do delegado" , confirmado que o recado tinha sido dado ele partia para cumprir sua missão, porém lá chegando já não encontrava a pessoa que seria presa.
ResponderExcluirSocorro Rezende
Se é verdade não sei, mas na lanchonete de mãe comentavam que João Gaguinho, juntamente com Doca meu primo, prendeu um bêbado que estava perturbando em um bar.
ResponderExcluirSocorro Rezende.