11 setembro, 2023

As Muitas Custódias - José Melo

 

Texto:
José Melo
Recife-PE
Setembro/2020

Hoje, é o aniversário das muitas Custódias. Da Custódia da Fonte de Sabá, recanto poético e de uma paisagem rusticamente bela; Custódia da Tambaú, orgulho dos Custodienses; Custódia do Café da Hora, ponto de encontro dos madrugadores da cidade de antigamente; Custódia de sua feira, incomparável pelo dimensão e diversidade de produtos nela expostos; Custódia da Rua da Várzea, recanto que abrigou a primeira fábrica de tanino da América do Sul; Custódia de seus bacamarteiros, que preservam a cultura local; Custódia do samba de côco, das toadas e aboios dolentes de vaqueiros; Custódia de artistas anônimos que preservam o verdadeiro Forró Pé de Serra, e daqueles que se projetam no cenário artístico regional e nacional; Custódia das memoráveis festas de São José; do São João autêntico, festejado anualmente em todos os sítios e fazendas; das festas de fim de ano, com a população enchendo a Praça Padre Leão, durante várias noites; das missões religiosas do Capuchinho Frei Damião, das missas e procissões que ainda hoje congregam milhares de fiéis. Custódia dos desfiles cívicos de 07 e 11 de Setembro, com a estudantada garbosa acompanhando a Banda Marcial Mauro César; Custódia dos profissionais famosos, que contribuíram para o seu crescimento: Mestre Ozório, na marcenaria; João Prefeito na mecânica; Duda Ferraz, na mecânica, eletricidade e muitas outras atividades; Toinho de Osório, na construção Civil; inúmeros profissionais que fizeram a história da indústria de calçados, os famosos sapateiros: Zé de Zaqueu, Cláudio Moisés, Israel, Manoel, Raimundo, Vavá, Alípio, Nezinho, e tantos e tantos outros que se torna impossível lembrar todos; Custódia da “Duas Américas”, a primeira “rádio” da cidade; Custódia de tantas figuras populares inesquecíveis: Zé Preto (do oito baixos), Pedro Dotô, os Gino (numerosa família do Alto), Paulino Caititu, Iôiô, Mila, Luiz Maraváia, Doca, Luiz Doido, e tantas pessoas que fica impossível citar todas; Custódia dos carnavais inesquecíveis: dos blocos do Cariri, de Alaíde, de Zé Motorista, das Canções carnavalescas “O Carcará” e “A Volta do Carcará”; dos craques do futebol, Toreba, Branco, Pelado Zequinha de Mestre Alfredo, Edmundo, Alfredo, Brasília e muitos outros. 

Essa a Custódia que hoje completa mais um ano de sua emancipação política, trilhando caminhos que a levam a um futuro promissor. Sempre amada, adorada, idolatrada por seus verdadeiros filhos. 

Parabéns, Custódia, rumo ao seu Centenário!!!



8 comentários:

  1. Parabéns Custódia, parabéns Zé Melo pelo belo texto, cheio de detalhes e lembranças que enriquecem a história do município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Não por omissão, mas pelo pouco tempo disponível deixei de listar inúmeros outros personagens e fatos importantes de nossa terra. Mas não queria deixar passar em branco essa data tão importante para mim, e publiquei o que deu
      pra fazer. J. Melo

      Excluir
  2. Lindo texto, bela homenagem!
    É essa Custódia ai que nasci, conheci tudo isso que você relatou...é nela que pretendo viver até o fim dos meus dias...
    Amo minha terra.

    Parabéns, Zé Melo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns custódia hoje comemorando mais um ano de emancipação minha querida terrinha que me viste nascer crescer e muitas coisas boas que eu me distraia hoje moro distante dê ti maís nunca me esqueço dos velhos tempos sem falar que esqueceram de citar o nome do meu saudoso papai seu Dezinho que vendia em seu carrinho laranja, castanha, macaúba, amendoim 🥜 e etc.mesmo assim gostei de ver esse lindo texto aqui fica Clemilda Aureliano, são Mateus são Paulo...

    ResponderExcluir
  4. Moro em Brasília há 7 anos ,amo a minha cidade foi aí que iniciei minha carreira como Enfermeiro e hoje sou empresário em Brasília e concursado,graças a Deus e as oportunidades que tive em minha cidade querida . Parabéns Custódia 95 anos de história.
    Ass.Jonathan David Amaral Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Zé Melo, Parabéns pelo Aniversário 7 de setembro, Custódia é nossas lembranças de infância, nossas recordações afetivas e emocionais, é também a Memória das Missas do Galo nas Noites de Natal onde uma moeda fazia os Anjinho balançarem as cabeças, também da Barraca de Zé de Arnold amanhecia o dia tocando Natatali, ou lançamentos de Roberto Carlos,e que sabiamos que impreterivelmente na hora da Ceia deveríamos estar em casa.

    ResponderExcluir
  6. Belas recordações!
    Edinha Gois

    ResponderExcluir
  7. Esse seu texto, Zé Melo, é primoroso, o que já é rotina constatar no que você escreve. Fico sempre emocionada com as lembranças que você traz de uma forma tão bonita nos seus preciosos registros. Sugiro que você acrescente nele o que, pela pressa, não foi possível fazer, e oportunamente republique, para nos presentear com os ricos e importantes fatos e personagens que o pouco tempo impediu você de incluir. E reforço aqui o meu desejo de ler o seu LIVRO contendo toda a sua rica produção literária. Parabéns!

    ResponderExcluir