11 dezembro, 2022

I Cine Mandacaru – Custódia (2011)


Cada ano que passa, o público custodiense vai tendo mais contato com exibições de filmes. Mesmo sem ter um local apropriado, nos últimos três anos o município vem recebendo projetos com exibições de filmes em locais públicos. Em 2009 com o projeto BELA CAATINGA na Praça Padre Leão, a mostra exibiu filmes com o tema CAATINGA como cenário e o homem da região como personagem. A mostra buscava colocar em evidencia as potencialidades cultural, ambiental e econômica da região.

Em 2010, foi à vez do PROJETO CINE SESI CULTURAL, na ocasião exibido na Avenida Inocêncio Lima, em frente aos Correios. O projeto visava levar cinema a lugares onde não dispõe de salas de exibição. Durante três dias, em cada noite era exibido um curta e um longa metragem. Foram eles: Os filmes que não fiz (curta), Até o sol raiá (curta), Vida Maria (Curta), Se eu fosse você 2(longa), Pequenas Histórias(longa) e A Era do Gelo 3(longa).


Esse ano, dando sequência, foi apresentado o I CINE MANDACARU, idealizado pela jornalista RAQUEL SANTOS e pelo publicitário e fotografo PABLO MURILO, com alunos participantes da oficina de cinema da CASA DAS JUVENTUDES de Custódia. Dessa vez o cenário foi outro, em frente à Igreja Matriz de São José, durante a noite do dia 15 de Novembro, feriado nacional.



A mostra foi gratuita recebeu um bom público, em sua maioria, crianças acompanhadas de seus pais. A abertura ficou por conta de um casal de estátua, na figura de Lampião e Maria Bonita, eles são o símbolo do Cine Mandacaru. Interpretados pelo casal Pedro Henrique Alcântara como Lampião e Josetânia Alves como Maria Bonita declamaram o cordel Cine Mandacaru chamando em seguida o grupo Flor do Mandacaru. Apresentaram dança típica de coco, dança brasileira, com berço no sertão de Pernambuco. O grupo é formado por quatro alunos da oficina de cinema (Jéssica Carla, Rayane Santos, Monica Gomes e Mateus Moraes).

Momento divertido aconteceu com a Intervenção “Você esqueceu a pipoca, Salamé!”, quando duas palhaças interpretadas por Raquel Santos como Salamé e Ana Paula Alencar como Sarará. Nesse momento as crianças interagiram bastante com a encenação.



Em comemoração ao primeiro ano de fundação da Casa das Juventudes de Custódia, foi exibido o documentário “Casa das juventudes”, resultado da oficina de cinema ministrada durante férias escolares. O curso foi realizado com participação de 23 jovens, com idades entre 14 e 29 anos. Muitos nunca tiveram oportunidade de entrar numa sala de cinema. Alguns participantes do curso tiveram essa primeira oportunidade, em 22 de agosto deste ano, quando viajaram rumo ao 4º Festival de Cinema de Triunfo.


 

Antes da exibição do filme “A máquina” do cineasta pernambucano João Falcão (dirigiu a série Alto da Compadecida para a televisão), a jornalista Raquel Santos agradeceu o comparecimento do publico ao evento. Em sua fala final, comunicou que acontecerá no futuro o II Cine Mandacaru. Uma ótima noticia para um dos anos mais promissores da cultura local. O público agradece. 

Paulo Peterson
21.11.2011


Vídeos









Nenhum comentário:

Postar um comentário