12 setembro, 2015

[Opinião] A história continua.. Leônia Simões

foto Django Jr.

Custódia, como a maioria das cidades brasileiras, nasceu de uma pequena Vila. 

Conta- nos a história que no século XVIII o domínio do território teve o pioneirismo do Coronel Luiz de Melo, conhecido como Dodô. A exploração territorial deu-se, essencialmente, pelos habitantes de Quitimbu, um importante centro político da época e também dos dias de hoje.

Graças a sua boa localização, o povoado denominado de Fazenda Santa Cruz foi crescendo e se tornou Vila, em 1909, mas passou a figurar como distrito de Alagoa de Baixo, Sertânia até 1916. Sua emancipação política só veio acontecer em 11 de setembro de 1928, 12 anos depois da visita do então governador Dr. Manoel Borba a Custódia, que mais tarde viria a ter o seu nome lembrado em uma das principais ruas da cidade.

Quanto à origem do nome de nossa cidade, temos duas versões, a primeira é de que naquela ocasião uma senhora conhecida por dona Custódia instalou uma hospedaria no lugar e por isso teria sido homenageada, a segunda é devido à presença de padres jesuítas que, fugindo de perseguições políticas foram acolhidos pelo povo de nossa terra, ficando “sob Custódia” que significa guarda e proteção. Esses mesmos jesuítas construíram uma capela dedicada a São José.

Os nossos antepassados já fizeram a sua parte. Cabe a cada um de nós, cidadãos custodienses, fazer a nossa. Por isso, o objetivo desse grupo é divulgar as notícias da terra, interagir com os que estão distantes e apresentar propostas para melhoria contínua de nossa cidade.

Somos todos responsáveis!

Sejam todos bem-vindos!

Leônia Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário