29 setembro, 2015

Lucas Ramos defende bônus no Enem para alunos do Sertão do São Francisco

Acréscimo de 20% na nota do exame facilitaria o acesso de alunos da rede pública da região a ingressarem na Universidade do Vale do São Francisco

A comunidade acadêmica do Vale do São Francisco debateu na última quinta-feira (24), no auditório do Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape – a implantação da bonificação sobre a nota no Enem de estudantes da rede pública para facilitar o acesso à Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo é diminuir a quantidade de alunos que precisam sair da região para obter a graduação em outras localidades.

O deputado estadual Lucas Ramos apoia a implantação do bônus e lembra que a medida é uma forma de estimular a qualificação profissional no Vale do São Francisco. “Com mais cidadãos instruídos, os futuros profissionais sertanejos reduzirão o déficit de médicos, engenheiros e demais profissionais na região, contribuindo, inclusive, para o aquecimento da economia local, gerando mais emprego e renda para a população”, afirma o parlamentar.

O acréscimo na nota é permitido pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita à instituição de ensino a aplicação de políticas de bonificação. Instituições como UFPE, UFRPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e UnB já utilizam o bônus na nota para alunos da rede pública de ensino. “Com a aprovação do bônus, estudantes de dezenas de municípios sertanejos vão poder estudar perto de casa e da família, sem precisar bancar os custos de uma faculdade privada em outra cidade”, completa Lucas Ramos. O assunto está em análise pelo conselho universitário da Univasf. “Ainda estamos avaliando a implantação do bônus e de outras formas de ingresso na instituição”, declara o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário