10 maio, 2015

Quem criou o Dia das Mães?

Anna Maria Jarvis nasceu numa pequena cidade norte-americana chamada Webster, no Estado de Virgínia, em 1864. Durante sua infância a família mudou-se para Grafton, não muito distante da terra natal. A mãe morreu em 1905. Anna e sua irmã Elsinore sentiram muito, pois eram apegadas demais a ela.

Em maio de 1907, depois da festa onde amigas lembraram sua mãe, na tentativa de lhe amenizar o luto, Anna criou um memorial e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Obteve sucesso ao torná-lo nacionalmente oficializado em 1914. A Capela do Dia Internacional das Mães foi estabelecida em Grafton para comemorar sua vitória.

Na década de 1920, Anna Jarvis ficou incomodada com a comercialização do feriado. Então criou a Associação Internacional para o Dia das Mães, alegou direitos autorais sobre o segundo domingo de maio, e até foi presa uma vez por promover uma passeata. Ela e sua irmã Elsinore gastaram toda a herança da família fazendo campanha contra o comércio que se criou ao redor da data. Não era o que esperavam. As duas morreram na pobreza.

Jarvis, segundo o obituário publicado no jornal The New York Times, ficou magoada porque a data não foi compreendida na sua dimensão do afeto. Anna pensou num dia para tornar pública a gratidão que os filhos deveriam ter em relação a suas mães. Mas muitas pessoas apenas mandavam para suas mães um cartão impresso, em lugar de irem visitá-las. Dizia ela que “um cartão impresso significa apenas que você é muito preguiçoso para escrever uma carta ou se deslocar de onde está para visitar a mulher que fez mais por você que qualquer outra pessoa no mundo. E tortas! E bombons! Você leva uma caixa para a Mãe - e então come tudo você mesmo. Um belo sentimento!”

Anna Marie Jarvis nunca se casou e não teve filhos. Morreu em West Chester, Pensilvânia, em cujo cemitério está enterrada. Embora tenha ficado entristecida com a comercialização da data, cabe-lhe o mérito de ter sido tocada pelo amor filial, propondo o feriado para que todos os filhos pudessem homenagear suas mães.

Informações: Wikpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário