10 dezembro, 2014

Tambaú: mais de seis décadas de tradição de pai para filho



A frase “com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto”, do cantor Chico Buarque, bem que poderia ser usada para definir a trajetória da Tambaú Indústria Alimentícia. Quem não se lembra da mariola, goiabada cascão e do lanchinho de goiabada com biscoito, velhos conhecidos nas prateleiras dos supermercados nordestinos? Além do “açúcar” e do “afeto”, a receita de sucesso da empresa inclui ingredientes como dedicação e muita persistência.

A história da Tambaú, empresa homenageada do Prêmio Orgulho de Pernambuco, do Diario de Pernambuco, teve início há 62 anos, quando o empreendedor Gerson Gonçalves de Lima começou a fazer pirulitos para vender na região do Sertão do Moxotó. De família humilde, desde pequeno o menino nutria o sonho de ter o seu próprio negócio. Até que um dia, vendo seu tino para o negócio, seu pai sugeriu que ele produzisse e comercializasse doces de frutas tropicais artesanalmente. Surgia, então, no município de Custódia, a Tambaú, assim batizada em homenagem à terra natal de seu fundador, no Estado da Paraíba.

“Havia, naquela região do Pajeú/Moxotó, uma oferta muito grande de goiaba e aí meu pai começou a trabalhar com essa fruta. Como ele era uma pessoa muito inovadora, buscava sempre trazer novidades e nunca ficava contente só com uma coisa, então ele começou a trabalhar com outras frutas tropicais, como banana e caju. Quase 30 anos depois, com a empresa já consolidada, ele entrou no segmento de tomate, que hoje representa aproximadamente 60% do nosso faturamento”, explica Hugo Gonçalves de Souza, filho de Gerson, falecido em 2011, e atual diretor-presidente da indústria Tambaú.

Pouco a pouco, o processo artesanal foi dando lugar a uma indústria com maquinários de última geração e profissionais capacitados no ramo de alimentos. Hoje, a empresa conta com mais de 350 funcionários na sua unidade industrial, em Custódia, e no escritório central, no Recife, produzindo 80 itens, que são distribuídos para cerca de 2 mil clientes do Norte e Nordeste. Para o ano de 2015, a Tambaú pretende aperfeiçoar sua linha de doces e lançar outros novos itens no mercado, incluindo a maionese, a versão de um quilo da tradicional goiabada cascão e novos sabores de molho de tomate.

Paralelo a isso, a empresa investe na ampliação de sua área industrial e do setor de logística. “A Tambaú não para de fazer investimentos. Estamos aplicando recursos para a aquisição de algumas linhas de produtos; transporte para atender os clientes com mais rapidez; e também equipamentos, como a caldeira para geração de vapor mais eficiente. Esses são alguns investimentos que a gente está fazendo para poder dinamizar nossa produção”, diz Hugo. Todo o esforço e dedicação fez com que a Tambaú registrasse, desde de 2010, um crescimento de 10% no seu faturamento ao ano, se consolidando como uma das maiores empresas do ramo alimentício da região.

Texto que será publicado em encartado no Diário de Pernambuco

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