23 julho, 2014

[Homenagem Póstuma] Depoimento de Ariano Suassuna para o Blog Custódia Terra Querida


"Um dia após Aula-Espetáculo Romançário, fui com Humberto Guerra ao hotel Macambira, para uma ligeira conversa com o escritor Ariano Suassuna. Humberto comentou seus trabalhos fora de Custódia na TV, e o realizado quando esteve à frente da Casa das Juventudes em 2011. Falei do trabalho realizado com vários colaboradores com o Blog Custódia Terra Querida desde 2007. Ao final de nossa conversa, o escritor aceitou gravar um depoimento, falando da importância que é registrar a história de Custódia, da necessidade que juventude tem que ter com a boa arte. Acima vídeo completo. Abaixo transcrição de algumas partes de seu depoimento". (Paulo Peterson)


“Eu acho uma coisa da mais alta importância essa tentativa que vocês estão fazendo de registrar a história de Custódia, para que a juventude de hoje, não perca contato com suas raízes. Eu sei que a nossa luta é grande, a minha e a de vocês. Mais ao mesmo tempo vocês veja, vocês estava lá na aula ontem à noite, quando a gente abre um caminho, a juventude responde muito bem. A juventude em contato com a boa arte, e as boas manifestações culturais, você veja, ontem nós apresentamos músicas de primeira qualidade, uma música delicada que não é parecida com essa música ruidosa que eles estão habituados. Mas como a gente oferece uma arte de boa qualidade, a resposta é muito boa. De maneira que, vocês devem fazer essa relação com o passado, eu acho fundamental. O nosso presente possibilite o futuro. A cultura não é brincadeira não. Não brinque com a cultura não. A cultura é sede da alma e da honra de uma nação. Se os jovens perdem o contato com a sua cultura, eles perdem a sua identidade. É preciso acreditar no povo em geral e na juventude em particular. Esse trabalho que vocês estão fazendo pela base, é muito importante, se houvesse gente como vocês em cada cidade, essa luta estava ganha”. (Ariano Suassuna - 05.10.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário