28 janeiro, 2012

Transposição bloqueia passagem de comunidades de Custódia (2012)




O trecho do lote 11 das obras bloqueou a estrada de mais de 200 anos que servia de acesso para a cidade. Segundo os moradores, a promessa inicial era de que aqui seria feito um túnel para não comprometer a passagem

Quando concluída, a transposição do rio vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos que vivem no semiárido. Só que, por enquanto, o projeto orçado em mais de R$ 6,5 bilhões, tem sido causa de transtornos para 200 famílias de seis comunidades rurais de Custódia.

O trecho do lote 11 das obras bloqueou a estrada de mais de 200 anos que servia de acesso para a cidade. Segundo os moradores, a promessa inicial era de que aqui seria feito um túnel para não comprometer a passagem de veículos e animais.

Um paredão, do tamanho de um prédio de três andares, base para a colocação das placas de concreto do canal, foi terminado, mas o túnel não foi incluído no projeto. Agora, criadores e agricultores precisam pegar um longo desvio.

Anteriormente, o percurso até Custódia era de 30 km. Com as atuais condições, os habitantes são forçados a percorrer o dobro da distância.

Os moradores das comunidades encaminharam denúncia ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Integração Nacional. De acordo com eles, o problema pode piorar com o início do período chuvoso. É que com a cheia do Rio Moxotó, ficariam sem saída, já que até o desvio, também seria comprometido.

Os moradores se reuniram para discutir a situação. Estão sendo prejudicados estudantes, agricultores que fazem o transporte da produção para a cidade, além dos criadores que precisam levar o gado das áreas de pastagem para os currais.

As famílias também temem que as obras da transnordestina  acabem avançando para a estrada, reduzindo ainda mais o espaço para trafegarem pelas comunidades. Eles reivindicam uma oportunidade de dialogar.

Sobre o problema,  hoje, representantes do Ministério da Integração Nacional visitaram as áreas mostradas na reportagem e prometeram fazer um levantamento da situação. Até março, devem apresentar uma solução para os moradores.

por Franklin Portugal

Um comentário:

  1. Esta é bem a póstura dos que se fartam das verbas federais e da demagógica orientação dos que mandam, com a idéia fixa de "façam a qualquer preço".Quanto ao povo? Ora! O povo! O povo que dane.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir