08 maio, 2023

A história de Quitimbu... O início!


 

O domínio do atual território onde se situa o município de Custódia foi feito pelo Coronel Luiz de Melo (Dodô), no século XVIII, este território, antes habitado por índios das aldeias de Serra Negra, começou a ser explorado pela localidade de Quitimbu.

Em 1909, Quitimbu formava um núcleo de relativa importância chegando a ser sede de Distrito de Alagoa de Baixo, hoje Sertânia.
 

 
Quitimbu foi o grande pioneiro de viajantes, que passavam por lá.

Comentam que, a feira livre daquele tempo era bastante movimentada na época, muitas pessoas iam a pé, ou de jumento, pois não tinha carro naquela época.

Quitimbu foi o começo de tudo para fundação de Custódia.

De acordo com os mas velhos, o distrito foi crescendo, de forma geográfica, as ruas locais são bem planejadas e foram feitas de forma ordenada.

Hoje, Quitimbu é o 1° distrito sede de Custódia, segundo o último censo feito em 2011 pelo IBGE, tem cerca de 4.105 habitantes. Devendo hoje esse número ser bem maior.

Ainda não se sabe quando Quitimbu foi fundado. Nao existe data exata, pois se comemora na data que as cidades foram emancipadas. A partir de 1909, como mostra a história.

A contar desta data, hoje o distrito estaria completando 109 anos.

Atrativos Histórico Culturais de Quitimbu

Folclore:
Bacamarteiros
Banda de Pífano

Gastronomia Típica:
Beiju
Cocada de Batata de Umbu
Doce de Leite em Corte
Fuba de Milho Pilado
Quebra Queixo
Raizada (Pau Dentro)

Feiras e Mercados:
Feira Livre
Festas Populares e Religiosas:
Festa de Santa Rita

Grupos Folclóricos:
Banda de Pífano Santa Rita
Batalhão de Bacamarteiros do Moxotó
Samba de Coco de Chiquinha Gonçalo

Rezadeiras / Benzedeiras:
Dão da Igreja/ Damião Antônio da Silva
Isaura de Chico Grande
Maria Luiza

Abaixo fotos atuais do nosso Distrito.
Fonte: Quitimbu in Foco Fan Page Facebook
Texto editado e corrigido em 02.09.2019

10 comentários:

  1. Minha terra Natal amo esse lugazinho a onde tem minhas raízes

    ResponderExcluir
  2. Conheço o PitBull mas tá muito bonito mesmo

    ResponderExcluir
  3. Muito Bonita a Historia do Quintimbu, Amei a Informação! Parabéns! Paulo! Muita Bênçãos pra Você!

    ResponderExcluir
  4. Amei a história da minha terra Natal. Familias: Melo, Cirilo, Gouveia. Quitimbu, é constituída de uma só família...são vários sobrenomes, e uma só. Todavia, a história de Quitimbu ( creio) que seja bem mais ampla.Gostaria se Deus quiser, saber toda história. Sai criança, mas, de vez em quando, visito a terrinha.

    ResponderExcluir
  5. Minha terra querida sou dos Amaral família nascida em quitimbu lugar q amo d+Minha VIDA toda esta plantada em quitimbu

    ResponderExcluir
  6. Sou dos Amaral filha de casula e Odete amo tanto meu quitimbu

    ResponderExcluir
  7. Sou quitimbuese de distrito jati mimoso família de Raimundo do mimoso, homem guerreiro daquela região!

    ResponderExcluir
  8. Muito bem bela história

    ResponderExcluir
  9. Muito bom saber um pouco onde passei boa parte minha infância.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo vê a história onde nasci, tive uma infância maravilhosa ,fui feliz ao lado de minha família , meus pais , minhas tias Bahia e Ozório Valeriano o qual chamava de pai , Bahia , minhas tias .Tenho saudades Zilda e Lourdinha , Hilda e Zilda confeccionava minhas roupas , e outros parentes que eu amava Zé de Balbino , Caçula e muitos outros

    ResponderExcluir