01 maio, 2023

Uma oportunidade para Limeira



Francisco Alves é Psicanalista Clínico e Consultor em Segurança Pública.
Custodiense radicado há vários em Limeira-SP

Publicado originalmente nos Jornais de Limeira-SP


Limeira tem uma oportunidade.  A segurança pública é um terna de grande importância para a sociedade brasileira. Infelizmente, ainda enfrentamos altos índices de violência e criminalidade em todo o país. Mas o que podemos fazer para melhorar essa situação?

Em primeiro lugar, é necessário investir em políticas públicas que promovam a prevenção da criminalidade. Isso envolve ações como a criação de programas sociais que ofereçam oportunidades de emprego, educação e lazer para Jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, é preciso continuar insistindo e investindo em políticas de segurança nos bairros, com a presença de policiamento comunitário e câmeras de vigilância com altas tecnologias.

Outra medida importante é investir ainda mais na qua­lificação das forças de segurança, nesse novo mundo das tecnologias com treinamentos e mais capacitações para os policiais. E fundamental que os agentes de segurança estejam devidamente mais preparados para li­dar com situações de risco e que saibam atuar de forma adequada em casos de violência, diminuindo a letalidade de ambas as partes.

Além disso, é necessário fortalecer o sistema de jus­tiça criminal, garantindo a punição aos criminosos e a rápida resolução dos casos. Isso pode ser feito com a melhoraria da infraestrutura dos órgãos de segurança, a criação de mais juizados de execuções penais  e a implementação de medidas que agilizem o processo de julgamento.

Outro ponto importante é a necessidade de investimentos em tecnologia. E preciso utilizar tecnologias avançadas para monitorar e controlar a criminalidade, como por exemplo; sistemas de reconhecimento facial, softwares de análise de dados, tornozeleira eletrônica, drones e outras tecnologias que possam ajudar no combate ao crime; governo, sociedade e empre­sas. Faz-se necessário que todos se engajem na luta contra a violência e a cri­minalidade, denunciando crimes e colaborando com as autoridades de segurança.

Somente com o envolvimento de todos será possível construir um país mais seguro e justo para todos

Ela! A segurança pública é uma questão que diz respeito a toda a sociedade brasileira. Além de ser hoje uma profissão de risco é importante que todos estejam engajados na luta contra a violência e a criminalidade, seja através de denúncias, participação em programas sociais ou colaboração com as polícias. A segurança pública não é responsabilidade apenas do governo ou das forças de segurança, mas sim de todos nós.

Cada um de nós pode contribuir para essa causa, seja através de pequenas ações do dia a dia, como respeitar as leis de trânsito, denunciar atos criminosos de forma geral ou contribuir com programas sociais, ou ainda através de ações mais amplas, como participar de movimentos de conscientização sobre a violência e a importância da segurança pública no nosso dia-a-dia.
 
Somente assim será possível construir um país mais seguro e justo para todos os cidadãos.

Para ter acesso a outros conteúdos de FRANCISCO ALVES, CLIQUE AQUI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário