04 maio, 2023

Em 1927 uma Usina era inaugurada em Custódia, para extração do "Tanino de angico"


Tanino


Em matéria publicada no Diário de Pernambuco de 24 de Maio de 1927, noticiava que, no dia 01 de Junho daquele mesmo ano, seria inaugurado na Vila de Custódia, município de Alagoas de Baixo (Custódia pertencia a Sertânia), a Usina Borborema, da firma Estrela & Padilha(propriedade José Estrela ex-prefeito).  
 


Nota publicada no Diário de Pernambuco em 1927.

 
A Usina visava se dedicar a extração do "tanino de angico", produto de grande importância para o tratamento do couro. Ainda segundo a matéria, a iniciativa era uma das mais úteis à indústria do norte do país, constituindo num elemento para a difusão da indústria nacional de calçados e de todos as outras manufaturas do couro.

Nosso colaborador José Melo, comenta sobre a Usina e o Tanino:
 
"Muito interessante essa nota. Sempre ouvia Adamastor falar sobre um dos proprietários, o José Estrela. Duda Ferraz, pai de Adamastor, trabalhou nessa usina, tendo inclusive desenvolvido uma técnica para a produção da mesma. A idéia da Usina na época, a primeira da América Latina, era a exportação do Tanino para a Europa. Sua utilização na indústria é bastante variada. Atualmente, além da indústria de curtimento de pele, existem diversas aplicações para o tanino, também na indústria farmacêutica, em bebidas, na fabricação de plásticos, como fungicidas, entre outras. Os extratos também possuem utilidades como floculantes ou coagulante."
 
"Um fato curioso da época, envolvendo Duda Ferraz: na busca por encontrar uma solução para aprimoramento do Tanino, o Velho Duda - que tinha traços de mediunidade, (lembrem do caso da bicicleta), resolveu dar um cochilo em espreguiçadeira, e ao acordar, tinha a fórmula pronta na cabeça. Entre suas experiências, consta que ele conseguiu inventar uma fórmula que conseguia reaproveitar limas (aquela ferramenta de polir metais), que com o uso ficava "cega". Tal fórmula fazia com que a limalha que entupiam os sulcos da lima fossem removida, renovando assim a vida de lima usadas e imprestáveis."

Finalizando "Convém lembrar que tais usinas, deixaram um vasto legado de imóveis espalhados pelos povoados da época. Lembro de antigas edificações das usinas de caroá do Ingá, de Samambaia e de Maravilha. A de Maravilha era onde foi construido o Centro Comunitário (clube de Maravilha). Em Custódia, ficava na Avenida Luiz Epaminondas, nas imediações do prédio onde ficava o Casarão".

 Informações adicionais à cerca do Tanino

O tanino é uma espécie de conservante que possui uma característica adstringente e antioxidante que descontinua a putrefação da pele. Durante o processo de produção do couro legitimo, a matéria-prima passa por várias etapas. Uma delas é a interrupção do ataque dos microorganismos. Mas não é somente isso. Ele, também, melhora a resistência, confere enchimento e eleva a estabilidade hidrotérmica do tecido.

A principal vantagem do tanino

Um dos maiores benefícios do tanino é a sustentabilidade, já que o curtimento com a utilização do tanino diminui, ou até elimina, o uso do cromo, um forte elemento químico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário