31 maio, 2023

31 de maio, Coroação de Nossa Senhora!

 
Por
Lindinalva Almeida Simões (Nenê)


Ave Maria!

A celebração do dia 31 de maio, na liturgia da Igreja, festa da visitação da virgem a sua prima Isabel (Lucas 1, 39-56) evoca o acontecimento de encontro entre Isabel, mulher de idade avançada e estéril, escolhida para ser a mãe do precursor, João Batista, e a jovem Maria, filha de Sião, escolhida para ser a mãe do filho eterno, verbo encarnado.

Saudação à Mãe do Belo Amor: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. E Maria, num gesto glorioso, diz: “minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isso, desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as nações, porque realizou em mim maravilhas, aquele que é poderoso e cujo nome é santo”.

Cumpre pontuar a veneração a Maria porque ela é a mãe da Divina Graça! Pela graça, ela é a única mulher, mãe, que pode dizer: eu sou a mãe do Salvador! E como mãe, está sempre juntinho do seu filho amado, Jesus Cristo.



No alto da cruz, Jesus nos mostra Maria como nossa mãe. Ao ver sua mãe e, junto dela, o discípulo que ele amava, Jesus disse à sua mãe: “mulher, eis aí o teu filho; depois disse ao discípulo: eis aí a tua mãe” (João 19, 26-27).

Ao se dirigir no fim da Sua vida terrena à mãe e ao discípulo que Ele amava, o Messias crucificado estabeleceu novas relações de amor entre Maria e os cristãos.

Fico a me perguntar: por que ainda existe tantos cristãos que na sua estupidez, falta de bom senso e amor, classificam Maria como mero objeto decorativo da história da humanidade. É contraditório dizer que ama e respeita sua própria mãe e destrata a mãe de Jesus.

A tradição de coroar Maria chegou no Brasil com os colonizadores portugueses. São Felipe Néri conseguiu fazer o mês de maio especial, dedicando a cada final do mês mariano, uma coroa de flores à Nossa Senhora. Em 1884, a Princesa Isabel ofereceu também uma coroa de ouro à Mãe Aparecida em cerimônia do decreto do Papa Pio X. Maria foi coroada como rainha. Contudo, foi no ano de 1930 que o Papa Pio XI decretou a Mãe Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil.

E qual o sentido de coroar Maria? Em Apocalipe (cap. 12,12), lemos claramente sobre a mulher vestida de sol, tendo a Lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas, indicando que Maria é a rainha do Céu e da Terra.

Maria, tu és o coração da Igreja, a rainha dos apóstolos, a mais santa das criaturas. Nós te pedimos, oh, Virgem Santa, continua a produzir em nós os frutos do Espírito Santo: amor, bondade, justiça, mansidão e esforço pela unidade dos cristãos a serviço da humanidade.

Oh minha mãezinha: meu anjo-guia, minha esperança de fé, minha força nas horas difíceis, minha coragem para vencer os obstáculos, minha amiga das horas boas e difíceis, amo-te!

Nenê.

As fotos são dos altares que faço anualmente em louvor à Mãe de Jesus, Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário