24 maio, 2023

O Barão do Pajeú


 

O propósito de escrever alguma coisa sobre o Barão do Pajeú, é justamente fazer uma ligação de alguns familiares que migraram da antiga Vila Bela e se instalaram em nosso Município de Custódia, Estado de Pernambuco, constituindo família e disseminando os Pereira do Pajeú nas ribeiras do Moxotó. Para facilitar a grande genealogia, usei o Barão do Pajeú como referência. Ele é neto dos patriarcas da família, o Capitão José Pereira da Silva e Jacinta Océlia de Santo Antônio.

O seu nome era Andrelino Pereira da Silva, nasceu no ano de 1823 na Fazenda Belém, localizada no município de Vila Bela, atual Serra Talhada e faleceu no dia 30 de dezembro de 1901 em sua Fazenda Pitombeira, no município de Vila Bela à época, aos 78 anos. Era filho do Coronel da Guarda Nacional, Manoel Pereira da Silva, maior personagem político de toda família, e de Francisca Aragão Nunes da Silva, oriunda de família que detinha grandes extensões de terra, incluindo as Fazendas Sabá, Balanças, Conceição, São Boa Ventura, Sítio (mais tarde Sítio dos Nunes) São Gonçalo, São Domingos e parte da antiga Fazenda das Flores.

Andrelino Pereira da Silva foi Comissário de Serra Talhada, comandante superior de Flores, Ingazeira e Vila Bela, Major e depois Coronel da Guarda Nacional, Intendente do Município, Cavaleiro de Cristo e Comendador da Imperial Ordem da Rosa. Foi condecorado pelo Imperador Dom Pedro II com o título de Barão do Pajeú em 10 de dezembro de 1888. Foi também o primeiro prefeito de Vila Bela (Serra Talhada) de 1892 a 1895.

Maria Febrônea Pereira da Silva, era prima segunda do Barão, sua mãe Manuela Pereira da Silva e Sá, era prima em primeiro grau. Maria Febrônea casou com o tio avô, o Capitão Sebastião Pereira da Silva (segundo casamento deste. Ficou viúvo de Januária Pereira da Silva, que era sua sobrinha e irmã do Barão). Maria Febrônea e Sebastião Pereira, são bisavós de Ernestinho, Zito, Zezita e Gracinha, todos da família Queiroz em Custódia.

O Capitão Sebastião Pereira da Silva, era irmão do Coronel Manoel Pereira da Silva, pai do Barão e casou em primeira núpcia com a sobrinha, Januária Pereira da Silva, portanto, irmã do Barão. Um dos filhos do casal, Cassiano Pereira da Silva, é o avô do meu pai Claudionor Remígio da Silva, de Maria Eunice Remígio da Silva, Dulce Remígio Gomes, José Remígio da Silva e Murilo Pereira Remígio. Avô também de José Pereira Burgos, Antônio Pereira Burgos e Genário Pereira Burgos. Avô também de Noême Pereira de Sá.

Manoel Pereira da Silva e Sá, pai do famoso cangaceiro Sinhô Pereira, era primo em primeiro grau do Barão. A sua filha Maria Emília Pereira Valões, casou com o primo José Pereira de Valões. No caso, os dois eram primos em segundo grau do Barão e são os pais de Úrsula Pereira Valões. esta é a avó de Luiz Epaminondas filho (Luizito), Zuleide Feitosa de Carvalho, Terezinha Feitosa Epaminondas, Maria Zenilda Feitosa Barros, Zeneide Maria Feitosa Barros, Flávio Feitosa Barros, Maria Zenaide Feitosa Barros, João Bosco Feitosa Barros, Ana Lúcia Feitosa Barros e Pedro Feitosa Neto (Pedrito).

Jorge Farias Remígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário