16 maio, 2023

[Causo] - O touro holandês ladrão

 


Enviado por Clênio Nunes
filho
Custódia-PE
Maio/2020

Certa vez, meu pai, conhecido por Dega Nunes, comprou dois touros mestiços dea raça holandesa, a seu primo paraibano o poeta Zé de Cazuza, poeta conhecido como homem gravador devido sua memória.

Um destes touros, tinha mais raça pura holandesa do que o outro. 

Era um animal brabo, não tinha ninguém que segurasse ele. Descobriram que ele vivia entrando na roça do vizinho de seu Dega para comer o milho. 

Seu Dega não pensou duas vezes, colocou no cocho para ele engordar e depois abater. 

Os vizinhos questionaram imediatamente a intenção dele. Um deles disse:

- Mais Dega, num venda um touro desse para matar não. Esse touro tem muita raça. É touro muito bom. 

Seu Dega não demorou para responder, e sem pensar afirmando na lata:

- Ora não vendo, um filho meu se der para ladrão eu mato, quanto mais um boi 

(*) Dega Nunes, é irmão de Belchior Ferreira Nunes, ex-prefeito de Custódia.

Um comentário:

  1. Muito bom !Conheço seu dega ! Meu pai conhecido aí como cau, irmão de durval Firmino, comprou sua primeira propriedade de Belchior Nunes, uma época muito difícil, no sítio Riacho novo, pra conseguir comprar essas terra teve que juntar com Durval e o saudoso Nozin Veríssimo tio do meu pai, lembro-me que meu pai vendeu até galinhas pra completar o pagamento da terra onde criou todos os seus filhos, éramos 6 no total um abraço

    ResponderExcluir