15 maio, 2023

Como Joaquim Pereira da Silva foi alfabetizado

 

O senhor Esperidião de Sá, avó de Zita Queiroz em visita ao sítio do meu bisavô José Pereira, se deparou com um menino de quatorze e inteligente e analfabeto. Ele ficou comovido e fez uma proposta: “Compadre, esse menino está se perdendo aqui na roça, permita que ele vá para cidade para ser alfabetizado.” 

O menino era Joaquim Pereira da Silva. 

O mesmo aprendeu a ler e ficou deslumbrado com a literatura, formou uma biblioteca. Leu as obras (completas) de Machado de Assis, José de Alencar, Humberto de Campos, Victor Hugo, A.J. Cronin e outros. Lia dicionários, Atlas, enciclopédias, revistas, jornais, enfim tudo que estava a seu alcance. Tornou-se auto didata e por ter conseguido acumular tanto conhecimento ficou vaidoso. Gostava de mostrar que mesmo sem ter frequentado escola ele era um homem culto. 

Após a morte do meu avô em 1971, dona Corina Pereira, sua esposa, distribuiu as coleções de livros. Meu tio Pedro Pereira Sobrinho ficou com algumas delas e eu fui agraciada com a de A.J, Cronin que está aqui na minha estante. Meu avô me ensinou os estados e suas respectivas capitais. Muito pequena ainda, dia de feira me sentava no balcão da farmácia e me arguia na frente de uma plateia de matutos. Era um sucesso. 

Outra coisa que lembro é que ele enfatizava a necessidade da pessoa aprender prefixos gregos e latinos para compreender melhor as palavras. 
 
Recordo de sua voz dizendo: “Hidro é água, toda palavra que começa com hidro está ligada a água. Exemplos: Hidrografia, hidrofobia etc...”

Jussara Burgos

Um comentário:

  1. A influência de homens com saber literário não é menos aos de cátedra. O notório saber de seu Joaquim Pereira, assim como do meu avô materno Chico Daniel que ganhou o título do sobrinho José Carneiro de "filósofo da natureza" nos influenciou a todos que não convivemos em suas épocas, mas permitiu ao tempo deixar este legado de homens com o gosto pelo saber até os dias atuais para os que conhecem a história de seu Joaquim Pereira.

    ResponderExcluir