03 maio, 2023

Usina desfibradora de Caroá em Custódia - Diário de Pernambuco (1935)


Em 25 de Agosto de 1935 foi fundada a Fábrica de Caroá na cidade de Caruaru, um grande impulsionador da economia no Estado de Pernambuco, de propriedade de José de Vasconcelos. 

Na década de 40 teve um papel importante na economia nordestina pela produção de fibra para a indústria têxtil. Foi um grande avanço tecnológico para a região, devido a importação de maquinários vindos da Europa. Principalmente da Inglaterra. 

A indústria Vasconcelos & CIA instalou duas usinas desfibradoras, sendo uma na Fazenda São Gonçalo, em Custódia, e a outra em São José do Belmonte, local que era considerado o centro da melhor zona caroazeira de Pernambuco.




A Usina desfibradora da Fazenda São Gonçalo em Custódia, era a mais importante pelas suas dimensões e pela circunstância de ser a mais antiga. Na matéria cita a organização nitidamente sertaneja, e por ocupar um numeroso corpo de operários rurais, assegurando trabalho à população de uma grande zona que vive impiedosamente assolada pelas secas, fixando assim, o homem à sua terra, podendo assim sustentar sua família sem precisar sair de sua localidade.

Durante esse período a firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA adquiriu várias fazendas e terras limítrofes que foram incorporadas ao patrimônio da firma, constituindo a fazenda São Gonçalo de cerca de 11 fazendas e área de 20 léguas quadradas.

Aurélio José Vasconcelos foi prefeito de Custódia entre 10.10.1933 à 23.02.1935, faleceu no Recife no dia 11 de Novembro de 1972.

O irmão Mário de Vasconcelos (engenheiro agrônomo) veio do sul do país (Rio de Janeiro) no ano de 1934, ficando responsável também pela performance não só pela Usina de São Gonçalo, como as outras instaladas em Maravilha, São Caetano, Samambaia no Município de Custódia e outras em São João dos Campos e Santa Maria.

Um comentário:

  1. Conheci, quando criança, as ruínas da antiga fábrica de São Gonçalo, nos morávamos no compartimento de uma escola rural, vizinho à fábrica. No casarão da fazenda morava em senhora e suas filhas. Tinha nome esquisito. D. Tapuia,

    ResponderExcluir