03 abril, 2013

O Cristo da Paixão Ano III - Dia 30 e 31 de Março (2013)


Foto: PMC

Por Paulo Peterson 
    
Um dos eventos mais aguardados do ano foi realizado nos dias 30 e 31 de março, na Praça Padre Leão em Custódia. A peça O CRISTO DA PAIXÃO -  terceiro ano consecutivo - consagrou definitivamente o nome da cidade no roteiro turístico da Semana Santa do Estado.

A peça teatral que mais cresce no Sertão do Estado tem direção do ator custodiense Humberto Guerra. Desde a primeira edição em 2011 o elenco é formado por atores renomados da televisão brasileira. Foi assim com Thiago Mendonça e Rômulo Estrela para o papel principal. Para este ano, o convidado para interpretar Jesus Cristo foi Felipe Folgosi, ator com larga experiência em novelas e teatro. Sua mais recente participação em televisão foi no reality show A Fazenda da Record.

Completando o elenco, a atriz Helga Nemeczyk, como Maria, atualmente fazendo Zorra Total na Rede Globo. Pelo segundo ano consecutivo, Antonio Ysmael interpretou Caifás. Ivan Martins, primeiro diretor de teatro da carreira de Humberto Guerra interpretou Judas Iscariot, ano passado fez o papal de Anás. Completando o time de convidados, Babu Santana, constantemente visto na TV, Teatro e principalmente no cinema, interpretou Satanás.

Para que fosse realizada mais uma edição da peça teatral, o evento teve total apoio do Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio e toda equipe da Prefeitura Municipal de Custódia, da Secretaria de Educação e de Cultura do Município. Além do apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), da Fábrica de Doces Tambaú, Governo do Estado e da Associação Comunitária (Aliança). Blog Custódia foi parceiro se encarregando de divulgação nas redes sociais e blog da região.

 A produção geral da peça foi de Anderson Cordeiro, Antonio Pacheco e Plínio Fabrício (Cenografia). Produção Executiva de Alison Alcântara. Assistente de Direção Lenilza Pereira. Figurino de Graça Rodrigues. Serralheria e maquinaria Bigurrinha, Fabiano da Silva e Heleno das máquinas.

Os figurinos usados mais uma vez se destacaram pela riqueza de detalhes. A cenografia do artista local Plínio Fabrício, merece também destaque. Talento local. Som de perfeita qualidade, assim como os palcos e iluminação.

Para este ano foi adicionado mais cenas, enriquecendo ainda mais a trajetória de Jesus Cristo, desde Criação do Mundo, passando por seu Nascimento, Sermão da Montanha, Milagres realizados (Ressurreição de Lázaro, Ressurreição da filha de Jairo, exorcização e cura de Cegueira), Martírio, Crucificação, Ressurreição e finalmente Ascensão aos céus. Enforcamento de Judas sempre é um momento bem aguardado, merece destaque atuação de Ivan Martins.

O público total presente aos dois dias de espetáculos foi estimado em torno de 15 mil pessoas.

Durante toda semana o espetáculo foi bastante comentado. A chegada dos atores em pleno feriado da Sexta Feira Santa da Paixão tirou quaisquer resquícios de silêncio no centro da cidade, com os primeiros ensaios durante à tarde. Um bom público compareceu mesmo com o forte calor, acompanhando ensaios atentamente, muitos querendo registrar a passagem dos ídolos com uma fotografia.

Na primeira noite de apresentação (dia 30), mesmo com atraso, o público acompanhou atentamente cada cena apresentada. Ora atento, ora se emocionando, ou aplaudindo cada passagem do Messias. Mesmo com atores experientes, merece serem exaltados os atores locais, mostraram que a cada ano, estão mais seguro e experientes na arte de interpretar, fruto do trabalho incansável do diretor Humberto Guerra. Destaques para Wilton Silva, Salmo Silva, Denyse Deodato, Mateus Góis, Alison Alcântara, Val Felix, Edjunior Cassiano, Cicero Silva, Eranile Rezende, Vinicius Leitte, Elielma Maria, Hindenberg, João Vitor, Antonio Galdino entre outros.

A cena inicial com Helga Nemeczyk segurando bebê cantando Noite Feliz mostrou outro talento pouco conhecido da atriz. Vozeirão digno de registro. Ganhando ainda ares mais emocionantes quando cantou ao vivo Ressuscita-me, sucesso da cantora gospel Aline Barros. Indescritível comentar a cena. Muitos aplausos. Felipe Folgosi foi crescendo a cada cena, ganhando confiança a cada ato interpretado. A impressão era de que estava nervoso. Os demais atores convidados, como Babu Santana, mesmo em pequena aparição, não deixou comprometeu, é um ator bastante versátil, facilmente realizaria qualquer outro papel. Antônio Ysmael mostrou a competência de sempre no palco. Falas sincronizadas, marcação de palco precisa. Mesma coisa para Ivan Martins, ambos com larga experiência de tablado. Participação de atores experientes auxilia no comprometimento e seguranças para os mais novatos.

Outras cenas bastante aplaudidas foram a Ressurreição de Lázaro com Helga cantando; os Milagres com a filha de Jairo e garota exorcizada; Via Crúcis pelas ruas da cidade e por fim Ressurreição e Ascensão aos céus de Jesus Cristo.

Segunda noite prosseguiu sem atrasos, com os atores mais relaxados, produção e figurantes mais ágeis, a peça fluiu sem nenhum problema de ordem técnica. Com a transição de cenários sendo mais rápidas do que a noite anterior. Presença do público mais uma vez foi boa, demonstrando muito carinho pelo espetáculo. Presença de pessoas da zona rural e cidades vizinhas. 

Pontos positivos para organização, área reservada para imprensa, cadeirantes, idosos, crianças e alunos surdos, com acompanhamento de Camila Góis (professora de Libras). Apesar da boa ideia, será necessário em próximos eventos, mais seguranças, para viabilizar um melhor acompanhamento das pessoas sem acessibilidade.

Aguardemos agora a edição de número IV em 2014. Parabéns ao Humberto por mais uma realização cultural em Custódia, e à todos envolvidos direta ou indiretamente com o espetáculo.

Mais fotos








  Breve mais fotos em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/CustodiaTerraQuerida


2 comentários:

  1. foi tudo ótimo Humberto guerra está de parabéns pela ótima organização . achei muito bonito quando helga nemeczyk soltou á voz !

    ResponderExcluir
  2. foi tudo ótimo Humberto guerra está de parabéns pela ótima organização . achei muito bonito quando helga nemeczyk soltou á voz !

    ResponderExcluir