05 abril, 2023

Uma pequena história do saudoso Quinca da Barra


Quinca da Barra
Foto: Acervo Familiar


 Conheci Quinca da Barra
grande personalidade
aos pobres da região
fez bastante caridade
dividia pelo meio
o seu pão pela metade

Faleceu numa certa idade
quando já era ancião
construiu uma capela
para fazer oração
era católica apostólico
seguindo uma tradição

Só tratava como irmão
não chamava de empregado
dizia vá por favor
da ração para o meu gado
acompanhei seu enterro
muito bem acompanhado

Por Jesus está guardado
aguarda a ressurreição
como Cristo disse a Marta
ao chorar por seu irmão
eu acredito plenamente
só não em reencarnação

Afirma com toda razão
a Santa Bíblia Sagrada
o homem nasce uma vez
depois a vida é ceifada
se fez o bem recebe o bem
e tem o céu como morada

Segundo a Bíblia Sagrada
não é a religião
é Jesus quem salva o homem
Por amor dá o perdão
Joaquim Rodrigues da Almeida
tinha essa convicção

O Senhor Quinca da Barra
homem de bom coração
tinha sessenta vacas de leite
fazia queijo e requeijão
mais ele doava o leite
na sexta-feira da paixão

Eu mesmo já fui buscar
era Leca o tirador
esse também já faleceu
por ordem do Criador
faleceu também Zezinho
Jovem de muito valor

Lola eu não o conheci
mais pegou o nome de rua
só morre nossa matéria
mais a vida continua
a inspiração é minha
a leitura vai ser sua!


Extraído do livro NORDESTE DE ONTEM E DE HOJE
Autor: Pedro Alves

3 comentários:

  1. Grande homenagem ao meu avô, vovô Quinca!
    Muito justa!
    Além de citar meus tios, Leca e Zezinho, não esqueceu de papai, Lola
    .
    Obrigada, seu Pedro, parabéns pelo relato!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi tanta verdade em verso emproviza.
    Meu avô Quinca da Barra foi tudo isso é muito mais
    Faleceu em oitenta e sete deixando saudade !
    Passaram-se trinta e seis anos eu sinto a mesma saudade!
    Sou a segunda filha de Lola e de quatro que ficaram órfãs!

    Obrigada seu Pedro Alves por lembrar dos meus antepassados!


    vovô está junto do pai eterno.
    Passara

    ResponderExcluir