06 abril, 2023

[Traços Biográficos dos Prefeitos] Silvio Carneiro de Farias Souza [1969-1973]


Silvio Carneiro de Farias Souza, período de 1969-1973. Um jovem politizado, que tem na educação, na cultura e na saúde suas metas de atuação,extensiva a toda a área administrativa do Município.

Constrói escolas nas comunidades Guarani, Bom Nome, Pitombeira, Pindoba, Boa Vista e Mimoso, no distrito de Quitimbu, e no Açude dos Costas, no distrito de Maravilha, um auditório na Escola General Joaquim Inácio, casas de alvenaria para o assentamento das famílias dos casebres desapropriados e o Estádio de Futebol - O Carneirinho.

Firmou convênio com a DETELPE para instalação de repetidora de televisão, contribuiu para a incrementação da Banda Marcial Mauro César e da construção do prédio para o Centro Lítero Recreativo de Custódia, um espaço físico para a realização de eventos sociais e culturais, e promoveu reformas de escolas. Construiu o chafariz e eletrificou os distritos de Quitimbu e Maravilha e os povoados de Ingá e Samambaia.

É um exemplo de homem público, cuja atuação engrandece a sua terra, pelo desenvolvimento do Município e, principalmente pelo homem educador que foi.



Executivo e Legislativo da gestão de Sílvio Carneiro (1969-1973)


(*) Publicado Originalmente no Livro Custódia Relicário do Sertão, de Sevy Oliveira (2008). Coleção Tempo Municipal. Centro de Estudos de História Municipal.

Em 2003, a família representada pela esposa Creuza Leopoldina de Souza Carneiro e a filha Isabela Carneiro de Souza, divulgaram um documento sobre Silvio Carneiro, intitulado de: "Um olhar sobre a trajetória de vida de Silvio Carneiro de Farias e Souza", publicado no Blog Custódia Terra Querida. Pode ser acessado AQUI

2 comentários: