02 abril, 2023

[Traços Biográficos dos Prefeitos] Aurélio José de Vasconcelos e Silva [1933-1935]

 


Aurélio José de Vasconcelos e Silva, filho do casal Otília Limeira de Vasconcelos e José de Vasconcelos, industrial, comerciante e exportador de algodão em Caruaru-PE.

Os filhos Aurélio e Francisco Vasconcelos formam-se engenheiros em Londres. Ao retornarem ao Brasil, trabalham com o pai  na firma José de Vasconcelos S.A.

Dr. Aurélio, em 1920, casa-se com Maria Nicéia Siqueira Campos, filha do comerciante e agropecuarista Manoel Siqueira Campos, do município de Triunfo-PE.

Na viagem de núpcias, em Londres, compra um sistema de alta pressão para prensagem de fardos de algodão.

Na Fazenda São Gonçalo, na volta da viagem, desenvolve as seguintes atividades: plantio de sementes selecionadas para o cultivo do algodão, instalação de um pequeno descaroçador e enfardamento do algodão, plantio da palma, que seria adicionada ao alimento do gado das raças GIR, GUZERA e SWHITZS e HOLANDESA, e construção de novos e modernos estábulos e açudes de barragens subterrâneas.

A firma José de Vasconcelos e Silva S.A. incorpora ao patrimônio várias fazendas e passa a desfibrar o caroá.

Em contato com firmas inglesas, os filhos conseguem máquinas desfibradoras que trabalham mecanicamente, alcançando uma fibra de boa qualidade e de modo econômico.  

A produção das usinas no Sertão pernambucano seria consumida pelas fábricas de fiação, cordoaria e tecelagem em Caruaru.

Foram instaladas usinas em Maravilha, São Caetano e Samambaia, no município de Custódia, e outras em São João dos Campos, em Santa Maria.

A firma José de Vasconcelos S.A. promoveu desenvolvimento no Município, com abertura de estradas, absorção de grande número de trabalhadores, via de comunicação pelo rádio e transporte aéreo - PPTIB - STINSON, e instalação de energia elétrica, de escolas, de barração e salões de festas.

Dr. Aurélio foi convidado pelo seu dinamismo, para assumir a prefeitura do município de Custódia no período de 10 de Novembro de 1933 até 23 de Fevereiro de 1935. 

Falece em Recife no dia 11 de setembro de 1972.

O irmão, Dr. Mário, assume a direção dos empreendimentos da firma José de Vasconcelos S.A.

(*) Publicado Originalmente no Livro Custódia Relicário do Sertão, de Sevy Oliveira (2008). Coleção Tempo Municipal. Centro de Estudos de História Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário