19 abril, 2023

Blog Custódia Terra Querida para Jussara Burgos


Por Jussara Burgos
Luziânia-GO

 

Deixei minha Custódia em fevereiro de 1976, lá se vão 36 anos. Cada vez que retorno à minha terra natal sinto a lacuna deixada por pessoas que não estão mais conosco ou então encontro alguns conterrâneos tão velhinhos que alguns deles já não lembram mais de mim, sofro com isso. Sou uma saudosista incorrigível.

Este Blog tem sido um aliado para me transporta no tempo e me faz reviver a minha própria história e a história da minha terra. Aqui rego minha raiz e floresce boas lembranças.

Fiquei com nó na garganta e os olhos marejados lendo o texto de Jailson Vital, falando da Rua da Várzea, do Sítio de Mãe Nita onde vivi minha infância. Foi bom relembrar o cortume onde brincava e imaginava que ele era um castelo daqueles das Estórias de trancoso.

Amei os textos falando da Dona Calú e do Doca personagens da minha infância.

Senti-me honrada com o texto do amigo Fernando Florêncio: O Homem que via longe. Fiz três cópias do citado texto e dei para cada um dos meus filhos para eles terem uma noção da pessoa humana que era o avô materno deles.

Já falei pessoalmente com minha grande amiga Zezita Queiroz a importância do registro que ela vem fazendo da história de Custódia, considero este trabalho da maior importância, vejo que isto é uma ponte entre o passado e o futuro. Um resgate para as futuras gerações de Custodienses.

Adoro ler as poesias e os “causos” do baú do Zé, sugeri a Zé Melo que edite um livro para que nada se perca. Coloquei a sua disposição três “causos” da minha família. Podem apostar quando o livro for lançado um exemplar será meu.

Já disse que acho democrático pessoas como Luiz doido, Maria Trajano, Pedro Maravaiá e Paulino, serem lembrados porque eles fazem parte da nosso história. Não seria justo que somente os ilustres e letrados tenham destaques e os menos favorecidos caiam no esquecimento.

Também fico feliz pela oportunidade de conhecer as pessoas que estão escrevendo a história de Custódia neste momento, aqui no Blog estou tendo a honra de conhecê-las.

Portanto o meu agradecimento a Paulo Peterson pela ideia de criar este Blog dando oportunidade da memória de Custódia ser resgatada. Sou grata a todos as pessoas de alguma forma contribui para que isto aconteça, não podemos ter a pretensão de agradar a todos mas pelo visto estamos agradando a grande maioria.


3 comentários:

  1. Zé burbos já aplicou bezatacil na minha bunda. Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Você falou tudo, linda!
    Amo, seus textos, e tudo que se refere a essa terra querida.

    ResponderExcluir
  3. Que matéria linda, Custódia tem História.

    ResponderExcluir