21 abril, 2023

Mensagens para Didi do Quitimbu

 


Faleceu no último domingo (dia 16), no Hospital do IMIP em Recife, o vereador Erunides Pereira da Silva, 62 anos, mais conhecido como "Didi do Quitimbu". Vereador era filiado ao MDB. Exercia seu segundo mandato como vereador na Casa João Miro da Silva. Nascido em 16 de Julho de 1960, era também Agricultor. Didi era uma figura muito carismática e querida em seu distrito de Quitimbu.

Acompanhe abaixo alguns depoimentos enviados exclusivamente ao Blog Custódia Terra Querida. Deixe seu comentário também.


DEPOIMENTOS


"Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do vereador, Didi de Quitimbu, ocorrido hoje. Um homem íntegro, humano que lutou por grandes causas especialmente na área social e na luta pela PE-310, sempre ajudando a construir, desenvolver e melhorar a qualidade de vida de Custódia e do distrito de Quitimbu. (Zeinha Torres prefeito de Iguaracy)

"Didi foi nosso companheiro de partido, na bancada municipal de vereadores na cidade. Era uma pessoa que tinha o corpo de homem e um coração de menino. Uma pessoa ingênua, nas suas colocações, nas suas posições, nos seus ideais, se comportava como uma pessoa bastante ingênua, uma pessoa extremamente generosa, pessoa muito querida por todos, e muito apegado a sua comunidade, a sua família e ao seu povo. Tinha um comportamento era diferenciado, como a gente fala na política, principalmente se tratando de Custódia, geralmente a gente ver posições firmes das lideranças políticas defendendo um lado  ou defendendo o outro, e Didi, a gente testemunhou muitas vezes, nosso grupo fazendo oposição, e quem estava ao lado do governo municipal, ia lá e fazia um beneficio ou ação em sua região em Quitimbu, ele aparecia na próxima reunião na Câmara Municipal, fazendo aquele agradecimento e elogio. Então era uma pessoa que tinha comportamento diferenciado, movido pelo seu sentimento,  ingenuidade, de amizade, de carinho e de amor. Essa é a pessoa que deixo essa analise e que nos deixa. (Gilberto de Belchior)

"Didi ele, foi e continuara sendo uma grande amizade de nossa família. Ele entrou na vida pública juntamente com meu pai Nemias Gonçalves de Lima, militou junto conosco em várias e várias campanhas e eu tive o prazer com aquele ser humano tão grande. Hoje cedo numa homenagem feita na Câmara Municipal de Vereadores, comentei que Didi um homem que tinha um coração de menino. Sempre enxergava o lado bom das coisas. Sempre mostrava o seu melhor lado, era um amigo dos amigos. Quitimbu vai sentir uma falta imensa de sua pessoa. Era aquela pessoa que todo mundo que tinha por certo contar com sua ajuda em qualquer momento da vida. Ele dava o melhor dele para tentar atender. essas pessoas. Vai fazer muita falta por seu uma pessoa pura nesse mundo político. Mesmo quando  estava em lados opostos na política. Nunca deixamos de se comunicar, de ter um bom relacionamento, me dava aquele abraço, perguntava por minha mãe, se tava tudo bem. Então, sempre foi uma pessoa sempre muito distinta,  uma pessoa que merece todas as homenagens, e que Deus o coloque num bom lugar e dê muita força e coragem para sua família, para seguir em frente, e para manter viva seu esse legado dele, essa história que ele construiu aqui para nós. (Luciara Frazão, vice prefeita)

O inevitável ciclo da existência levou nosso colega de vida pública, a quem prestamos, neste momento, merecida homenagem. Somos frágeis como o vidro e como a flor do campo que hoje está linda e amanhã murcha e morre. É nesta limitação de tempo que  cumprimos a missão de nos realizarmos e contribuirmos para a realização  de  nossos  irmãos. Podemos afirmar que Erunides.... cumpriu sua missão terrena com sabedoria. Eu como secretário de obras e Urbanismo e Suplente de Vereador tenho a dizer que ele foi “um homem com personalidade marcante, típica de pessoas que assumem uma postura na vida, demonstram claramente suas ideias, seus objetivos  e seus sentimentos. Foi um ser humano impossível de passar despercebido, despertava sentimentos fortes em seus relacionamentos e com isso marcou sua presença na vida de muitas pessoas. Ensinou, propagou e lutou pelos valores morais e éticos”. Esperamos que esta homenagem expresse o sentimento  de gratidão, admiração e reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao Município. Seu legado vivencial e político, colocado em prática no diálogo e na troca de experiências, com coerência e ética num convívio marcante e cativante foram além de sua pessoa para enobrecer o próprio trabalho. “Senhor nosso Deus, depois do trabalho sois descanso, depois da morte sois vida, derramai  sobre nossa  irmão Eronides... de vossa misericórdia para que possa se alegrar na eterna felicidade”. (Berg Lira, secretário de Obras municipal)


"Nosso guerreiro Didi do Quitimbu foi chamado para morar ao lado do nosso senhor. Foram anos de batalha, de uma luta incansável contra uma doença terrível. Hoje, Deus lhe deu o descanso eterno e pois fim a todo o seu sofrimento. Agradeço Didi, por toda a sua amizade, por anos de caminhadas juntos onde aprendi e sempre admirei a sua força, determinação, alegria, resiliência, lealdade, coragem e vontade de viver. Deixasse em vida o exemplo de bondade com o próximo, de hombridade, de humildade e respeito, que te fará viver eternamente nos nossos corações. Que Deus conforte toda a família nesse momento de dor." (Marcílio Ferraz, bancário)

Falar de Didi do Quitimbu, o homem simples, agricultor digno e honesto, um bom pai de família, lutou muito como candidato a vereador até que conseguiu, dali comecei conhecer melhor a pessoa boa que ele era, lamentavelmente perdemos o grande guerreiro do nosso município, e quem perdeu mas foi o distrito de Quitimbu, onde ele morava e fazia de tudo por aquele povo. Peço a Deus bote ele no bom lugar e dê conforto aos seus familiares por essa grande perda. (Nidinho de Biu, vereador)

Eita Didi…Eu não sei nem o que dizer, a não ser que eu vou sentir sua falta. Da amizade que sempre teve pela nossa família, por painho, independente de política. Desde criança eu era acostumada a andar em Quitimbu e sei bem quem era vc com os amigos. Deu a vida por Quitimbu, sempre disposto a ajudar, com aquela simpatia, uma risada e um aperto de mão característicos dos homens simples da nossa terra. Quitimbu e Custódia perdem hoje um homem simples e bom, um cidadão digno, lutador e que representou muito bem na vida política, que o homem do campo merece oportunidade e vc deu voz a cada um deles. Obrigada pelo respeito e o carinho que sempre teve com a galeguinha de Nemias como vc me chamava, foi uma honra dividir meu mandato com vc. Que tenha uma passagem de luz e descanse na paz de Deus. (Carla Frazão, Vereadora)

Quitimbú  padece  em  luto,
Por  tudo  que  aconteceu,
Cai  um  pranto  absoluto,
No  adeus  ao  um  filho  seu,
Um  ser  igual  jamais  vi,
O  nosso  amigo  Didi,
Homem  de  bom  coração,
Partiu  pra  eternidade,
Deixa  um  rastro  de  saudade,
Nos  lares  da  região.

(poeta Matuto Izaias  Moura Em Memória)

 

Falar de Didi do Quitimbu, como era chamado por todos é difícil pra qualquer um de nós Custodiense, mas pra os moradores daquele distrito será mais difícil ainda devido a lacuna que sua falta fará aquele lugar, visto como homem humilde, iletrado porém sábio nas escolhas, nas lutas de interesse coletivo, um guerreiro pra  o povo do Quitimbu, onde o ouvi dizer certa feita que "se o meu Quitimbu vai bem eu também estou bem". Deixou o seu legado na vida pública e muitos amigos. (Domingos Rodrigues)

Homem simples de conduta ilibada, exemplo de cidadania e espírito público, figura humana diferenciada no trato com as pessoas, sobretudo com os mais necessitados, aqueles que batiam em sua porta, sempre o encontravam com o sorriso largo e a disposição para ajudá-los no que fosse possível e estivesse ao seu alcance. Seu modo simples de viver e o carisma que possuía foram fatores predominantes para construção de amizades sólidas e uma importante participação no desenvolvimento da nossa querida Custódia. Exerceu o mandato de vereador com competência, honestidade e sempre defendendo os interesses do distrito de Quitimbu e Região. (Salvio Amorim, Secretário de Administração)

Falar de Didi, é falar de um grande ser humano. Trabalhador, honesto, humilde, sincero, apaixonado pelo seu povo, apaixonado por Quitimbu. Tudo que fazia, só falava de Quitimbu. Nasceu e se criou na Barra da Misericórdia. Nunca ouvi falar nada que abonasse sua conduta nesses anos todos que conheci. Tive a satisfação de ser amigo dele e de sua família. Fomos em alguns momentos opostos na política. Isso nunca afetou nossa amizade. Nossos interesses nunca interferiram em nossa vida política. Sempre houve respeito, quando podia combinava algo comigo. Na Câmara de Vereadores pedia para eu resolver alguma coisa em sua comunidade. Fará muita falta ao distrito de Quitimbu. Era um homem trabalhador, que ia para a roça, tirar carvão, passava veneno no mato. Gostava de sair de casa para trabalhar. Saia as vezes 5h da manhã e voltava às 13h para almoçar. Era incansável. De uma bondade, de carinho, de respeito. Difícil encontrar uma pessoa que fale mal de Didi. Soube ser um bom pai, soube ser um bom amigo, em todos os setores onde ele participou seja com Nemias, seja com Luiz Carlos e agora por último com Manuca. Quis o destino que ele partisse tão cedo. Só temos que pedir a Deus, que dê o descanso eterno para ele, e que dê muita força para sua família. Deixou um legado: experiência e o perdão. Não guardava rancor de nada. Um cidadão extraordinário. Dizem que as pessoas boas Deus chama antes. Deus abençoe à todos. (Paulino Avícola, vereador)


Seu Didi era assim que o chamava! Um grande guerreiro nesta vida, vai ser guerreiro no céu! Defendeu muito o professor aposentado, é essa minha categoria, tivemos grandes lutas na Câmara de Vereadores. Sempre com o seu jeito simples de um cabloco destemido nunca ficou contra nossa classe. Não tivemos vitórias, mas não foi por falta do seu apoio. Obrigada seu Didi, o Céu está em festa em receber uma alma tão generosa. Uma certa vez conversando, falou "eu gosto do seu jeito", eu também lhe quero muito bem. Didi do povo do nosso querido Quitimbu já não sofre mais nesta vida tirana. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos, que o Divino Espírito Santo console os corações dos que ficaram. É uma grande perca perder um homem tão nobre.
Morre o homem mais fica o nome! Didi de Quitimbu saudades eternas. (Mônica Zaíra, professora aposentada)

Há 30 anos conheci o amigo Didi e sempre do mesmo jeito, um homem simples, humilde de um coração, enorme sempre, brincalhão com os amigos durante seu tempo como vereador, tratava seu povo como se fosse da sua própria família, de maneira que, dava inveja a qualquer político, com certeza, irá fazer muita falta pra o nosso município principalmente na região que representava. (Messias do DNOCS, vereador)

Fé, vontade de viver e coragem, foram as lições que aprendi com Didi do Quitimbu. Homem simples, que falava com o coração, sempre servindo aos que o procurava. Não guardava magoas de ninguém. Um amigo/irmão, quando eu pensava que estava lhe aconselhando, quem recebia conselhos era eu. Didi, sempre dedicado a família e ao povo do Quitimbu e região, enfrentou várias companhas, tendo êxito nas últimas duas, eleito e reeleito Vereador, cumpriu sua missão! Fará falta na política de Custódia, vamos lembrar do grande homem! Agradeço a Deus pela oportunidade de ter convivido com o guerreiro Didi do Quitimbu. (Cristiano Dantas, vereador)

Conheci o vereador Didi, no tempo do ex-prefeito Nemias, do qual era ligado politicamente, e representante na região de Quitimbu. Travamos um conhecimento e dai surgiu uma grande amizade, passando acompanhar de perto o trabalho dele, em 2007 até os dias atuais. Vendo o trabalho dele, passei a admirar a dedicação com o povo, principalmente as pessoas mais pobres, a sensibilidade dele com as necessidade desta população. Acompanhei as candidaturas e as derrotas, para vereador. Quando fui eleito Prefeito em 2012, assumindo em 2013, procurei Didi, e sabendo da sua dedicação ao povo, convidei-o para fazer parte do meu grupo, para marcharmos juntos no trabalho em favor do povo de Quitimbu, já que ninguém conhecia melhor aquele região e aquelas pessoas como ele. Então, passamos a ter uma aproximação maior, com um trabalho conjunto, sendo Didi, eleito justamente no mandato que não fui reeleito. Fiquei satisfeito pela sua conquista, e depois passei a ver a sua desenvoltura e dedicação ao povo, ampliou muito a condição que eu já tinha dado de apoio social, estrutural e material. Então, Didi cresceu muito politicamente e vai fazer com certeza, muita falta ao povo de Custódia. Era um político bem votado no município todo, sua base era Quitimbu. Foi uma perda lamentável a morte dele, vai fazer muita falta a pessoas que ele ajudava e que apoiava. Fiquei muito sentido e consternado com essa perda. Tive com a família conversando bastante, e a dor é imensa. Pedi união aos familiares, em prol dos ideias da bandeira que Didi levantava. Realmente foi um político que honrou seu mandato, e mesmo quando não tinha mandato, trabalhou da forma e dedicação e amor ao povo de Custódia. (Luiz Carlos Gaudêncio, ex-prefeito)

Um comentário:

  1. Sábias palavras....meu pai era doente por Didi só ao saber que ele estava com câncer ele chorou falava que se perdesse o vereador dele iria rasgar o título era uma amizade antiga desde quando eu era criança ele viajava depositava o dinheiro na conta de Didi .ele tinha um supermercado agente fazia as compras no mercado dele vinha nos trazer nossa se meu pai fosse vivo não sei nem como ele ia está.
    E uma dor sem explicação. Eu sei bem pois perdii meu pai em 18 12 2021 a saudade e grande.

    ResponderExcluir