05 abril, 2023

Em 2012 Custódia se despedia da professora Ednalva



Filha de Olímpio Raimundo da Silva e Maria Marinho da Silva, nascida aos 22 de outubro de 1935, Dona Ednalva como era mais conhecida, era a professora que todo aluno desejava ter. Amorosa com os alunos, ela exercia a profissão com muito amor e dedicação, tendo a sala de aula como seu segundo lar.

Ao contrário dos dias atuais, Dona Ednalva teve muita dificuldade para estudar e conseguir o diploma de professor, o grande sonho de sua vida, incentivada por sua mãe, Dona Maria Caju, como era mais conhecida, que veio falecer antes de ver sua filha formada e pelos pais adotivos, Luiz Caju e Dona Maroquinha.

Estudou nos colégios internos de Triunfo e Bom Conselho. Cursou duas faculdades. Fez Licenciatura Curta de Estudos Sociais, na Faculdade de Arcoverde e Licenciatura Plena, em História, na Faculdade de Professores de Caruaru, tudo isso, enfrentando as dificuldades de transporte da época.

Concluído os estudos, Ednalva iniciou sua carreira de educadora no ano de 1964, no Distrito de Maravilha, onde trabalhou durante dois anos. Em 1966 passou a lecionar no Grupo Escolar Gal Joaquim Inácio, ingressando na rede estadual de ensino, através de concurso público.

Casou-se com o comerciante José Cordeiro dos Santos, mais conhecido por Duquinha, com quem teve 06 (seis) filhos: Olímpio e Antônio, comerciantes em Custódia; Maria Inês, Psicóloga; Poliana, Cirurgiã-dentista; Juraci, Economista e Herbert, comerciante.

2 comentários:

  1. Foi professora do meu irmão que a amava muito. Amorosa e muito dedicada com seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Minha Tia querida! Sinto saudades da senhora quando vinha á Natal nos visitar. A senhora tá com pai e mãe aí no céu! Um dia nós encontraremos.

    ResponderExcluir