28 setembro, 2021

Distrito de Maravilha-PE




Origem do nome

Deu-se o nome Maravilha por ter sido um lugar acolhedor e transbordado, deixando todos os visitantes encantados que chegavam a falar: “Que Maravilha!”. E assim teve inicio a história da Maravilha.

MARAVILHA, Distrito o Município de Custódia, Pernambuco tem uma história. Tudo começou no ano de 1934, assim descrito:

Chegou a primeira professora a Maravilha, vindo de Custódia, sendo a mesma irmã de Chinelôn, conhecido como homem da “lei”. Em seguida veio outra, chamada Conceição, esposa de Zé Quebra Unha, e assim, foram chegando outros professores.

Primeiros Moradores

A primeira família a morar neste lugar foi a Cruz. Marcos e Rosa, há cerca de duzentos anos atrás, vieram do Sítio de Dona Rosa. Em seguida tivemos: Raimundo Pedro Juvenal, Manoel Leandro, Justino Leite, Cicero Inato Nogueira, Sebastião Bezerra e Miguel Justino. Os mesmo com suas famílias formadas necessitavam de uma professora.

Primeiros trabalhos

Surgiram do Armazém Bulandeira de descaroçar algodão. Nessa época, plantava-se algodão preto, a lã, extraída, descia para Arcoverde, Sertânia, Recife etc. para fabricação de tecidos. O caroço era jogado fora para os animais comer, pois ainda não se sabia das utilidades e comercialização desta semente. Depois veio a usina de caroá para fazer roupas, barbantes, etc. As roupas ficavam ótimas, prontas para usar. Mas logo veio a praga do algodão, tomando conta de toda plantação, trazendo assim para a região um grande prejuízo para todos os seus moradores.

Agricultura

Os agricultores ficaram plantando feijão e milho, para custear as despesas e para seu próprio consumo. Os a nos mais favoráveis ao agricultor foram: 1934, 1935,1937 e 1940, com boas colheitas para todos. E os menos favoráveis foram: 1936 1938 e 1939 onde muitos agricultores deixaram suas propriedades e de deslocaram para outros centros. Seus transportes eram os próprios animais, até alcançarem uma cidade mais desenvolvida e assim pegar o primeiro “Pau de Arara”.

Surgiu então o primeiro veiculo em Maravilha. Era o meio de transporte do Padre de Floresta, que vinha celebrar as missas. O veiculo foi apelidado de vinte e nove, pois era o ano de sua fabricação. O primeiro morador da Maravilha a possuir veiculo, foi o Sr. Sebastião Bezerra, em seguida o Dr. Adauto Pereira e assim sucessivamente vieram muitos outros.

Apelido

Chegaram duas moças muitos bonitas, de Mata Grande, uma delas chamava-se Madalena...dai então as pessoas ficavam chamando de Madalena da Maravilha.

Igreja

Foi construída pelo Sr. Adelino, com a ajuda de outros moradores, como: os Srs.: Antônio Pedro da Silva, Elias “o motorista” do Padre, Padre Luiz e muitos outros. Também foi construído um chafariz e um armazém, por um mestre de obras chamado Patrício. O primeiro mecânico chamava-se Augusto, e também fez parte da história da Maravilha, colaborando com os consertos que iam surgindo, bem como os marceneiros: Augusto Libório e José de Souza, estes fizeram os primeiros trabalhos utilizando a madeira.




Os primeiros fatos ocorridos

Fazendeiros: Zé Mataverde, Francisco Cachoeira Paraibano, Lourenço da Malhada, etc.

Vaqueiros: João Pereira, esposo Dona Demessa, Antônio Mata Verde e Augusto Honório.

Sanfoneiros: Vicente Bastos Medeiros, Pedro Bilicarte, etc.

Médico: Dr. Natalício, da cidade de Sertânia.

Cirurgia: Diolina Braz.

Prefeito: Inocêncio Lima, de Betânia, pois Custódia pertencia a este município.

Energia: a motor no ano de 1961.

Relógio: Sr. Antônio Joaquim

Feira: foi em uma quarta feira, 06/12/1933.

Rádio: foi o primeiro meio de comunicação, pertencia ao Sr. Adalberto. Muitas famílias iam a sua casa para ouvir o repórter.

Bicicleta: foi Sr. Adalberto o primeiro a comprar, por dois contos de réis, o mesmo alugava ao preço de dois, três e quatro tostões dependendo do passeio.

Televisão: foi trazida por Zefinha Dina, que veio de São Paulo e trouxe de presente para sua mãe, e assim abriu o caminho da modernidade, trazendo a imagem do mundo lá fora.

Hoje, podemos desfrutar de outros meio de comunicação, como: Correios, telefones, parabólicas, cinemas, computadores etc.

Maravilha é realmente um encanto, uma MARAVILHA!

Vendas

As primeiras vendas para servir a comunidade de Maravilha e seus arredores era dos senhores: Raimundo Pedro, Antônio Simão e Manoel Leandro. A bodega do Sr. Raimundo Pedro foi atacada pelos cangaceiros, mas quando os mesmos chegarem, o Sr. Raimundo se afastou deixando seu cunhado Sebastião Braz para assumir seu lugar. Os cangaceiros fizeram as compras e pagaram direitinho. Logo que os cangaceiros foram embora, Raimundo assumiu a bodega novamente. Lampião começou a frequentar Maravilha em 1935 e todos os anos a visitava. Sempre respeitando os seus moradores, até ir embora de Pernambuco em 1938, para a Bahia. Manoel Neto Capitão prendeu Antonio Joaquim e Manoel Leandro porque eles apoiaram Lampião. Eles foram presos em Serra Talhada.

Participaram EspecialRaimundo Pedro, Sebastião Braz e Manoel Prefeito

EscritorasMaria Sueli N.P. da Silva e Josefa da Silva Rezende



21 comentários:

  1. Me emocionei com essabhistoria tão linda...que Deus abençoe a esse povo que faz jus ao nome... MARAVILHA EU TENHO ORGULHO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ERICA KALINNE PODE TE CERTEZA ESSA HISTORIA E VIVENCIADA POR NOSSOS AVÔS QUE ATE HOJE CONTA SOBRE O VIRGULINO FERREIRA VULGO LAMPIÃO HISTORIAS DE PESSOAS QUE SOFRERAM NESSA ÉPOCA DURA E SEVERA POR CAUSA DO CARRACISMO E DA IGNORÂNCIA QUE FOI TRAÇADAS PARA LAMPIÃO EM VILA BELA CONHECIDA SERRA TALHADA.

      Excluir
  2. Erika.
    Vç é estreante no blog.
    Apareça com mais frequência.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  3. Como se faz para chegar até MARAVILHA.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer a história de Maravilha. gostaria muito de conhecer essa cidade que só o nome já nos deixa interessada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade MAravilha é um distrito, pequeno, porém muito acolhedor que tem habitantes que apesar de ingênuos são pessoas muito simples e de grande corações. sou de MAravilha e posso afirmar o quanto me faz falta a maneira de ser vista por um olhar tão simples e sincero.
      vc com certeza irá adorar conhecer.

      Excluir

  5. maravilha minha terra acolhedora. tenho muito orgulho dessa terra querida.

    ResponderExcluir

  6. quando eu lembro da minha infância, eu lembro de maravilha, terra tranquila ou seja boa pra se vive, com harmonia paz, e deus no coração.

    MARAVILHA JESUS TE AMAR!...

    ResponderExcluir
  7. Irei conhecer esse lugar, terra Natal de minha avó. Conforme ia lendo esse texto ela ia comentando inclusive várias das pessoas citadas no texto, sao parentes de minha avó, ele ficou muito emocionada.

    ResponderExcluir
  8. Sou filho de maravilha filho de Maria Braz e de Pedro Juvino amo maravilha tenho muitos parentes lá e uma cidade pequena no tamanho mas grande no coração lugar de gente humilde e de grandes recepções por parte das pessoas amo muito maravilha sou neto de Zé Braz in memoriam Deus abençoe a todos parabéns por ser essa nossa maravilha 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  9. Sou filho de maravilha filho de Maria Braz e de Pedro Juvino amo maravilha tenho muitos parentes lá e uma cidade pequena no tamanho mas grande no coração lugar de gente humilde e de grandes recepções por parte das pessoas amo muito maravilha sou neto de Zé Braz in memoriam Deus abençoe a todos parabéns por ser essa nossa maravilha 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  10. Sou neto de José Roberto de Souza tenho muito orgulho de te nassido nesse lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Sou neto de José Roberto de Souza tenho muito orgulho de te nassido nesse lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
  12. Já fui visitar Maravilha na época eu tinha 15 anos fiquei encantada com as pessoas acolhedoras e a simplicidade do local, conheci pessoas da família do meu pai a família dos Leandros.Fiquei hospedada na casa do João Guerra e da tia Neves pessoas maravilhosas ❤❤

    ResponderExcluir
  13. Sou de maravilha, gostaria de parabenizar o blog e os esforços da equipe que organizaram essa história que se seguirá de geração em geração, trazendo a tona boas lembranças e imaginação aos leitores.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza, o melhor lugar!!!❤❤��

    ResponderExcluir
  15. Maravilha,quando aparece uma oportunidade de sair dela a pessoa não pensa nem duas vezes!!!

    ResponderExcluir
  16. Nasci em Caruaru, minha mãe nasceu em maravilha. Na década de 40 e 50 existia uma usina de desfibramento de caroa em maravilha, q pertencia a Cia industrial de Caruaru. O meu pai José Augusto, era o mecânico geral dessa indústria. Sendo transferido para dar uma assistência na então usina, conheceu a minha mãe, casou, e logo retornou para Caruaru, quando nasci em 1952. Eu, com seis meses de vida retornamos para para maravilha, onde moramos até o ano de 1959, quando retornamos difinitivamente para Caruaru. O meu avô materno: Manuel Leandro de morais. Meu abraço há minha maravilha querida.

    ResponderExcluir
  17. Minha família é deste lugar. Há mais de 20 anos meus pais saíram para fazer a vida em São Paulo, porém a maior parte dos meus parentes ainda estão na Maravilha ou Custódia. Fui à Maravilha há uns 10 anos, gostei muito de conhecer o lugar onde meus pais cresceram. Tenho uma dúvida: Alguma ideia de quantos habitantes tem a região nos dias de hoje? Agradeço por escrever sobre esse lindo pedaço de terra!

    ResponderExcluir