20 setembro, 2021

Dr. Pedro e o Veleiro - por Leônia Pinto Simôes

 


Foto de Conclusão do Curso de Magistério,
em 27 de dezembro de 1980,
em Custódia/PE.

Sem muito tempo para as redes sociais, só agora me deparei com a notícia da partida de Dr. Pedro. Isso me fez lembrar um  texto do rabino, Henry Sobel, que faz uma analogia entre partida e chegada, sobre a morte e a Vida Eterna. compartilho com vocês... 

"Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de beleza rara. O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor.

Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram.

Quem observa o veleiro sumir na linha do horizonte, certamente exclamará: "Já se foi !".

Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver.

E talvez, no exato instante em que alguém diz: "já se foi", haverão outras vozes, mais além, a afirmar: "lá vem o veleiro!!!"

Assim é a morte."

Seu Joaquim, dona Corina, dona Noemia, Hiran e tantos outros que já atravessaram o mar, agora aguardam com alegria a chegada de Dr. Pedro.

A Paulo Peterson, familiares e amigos, pela tristeza de verem o veleiro se afastar, meu abraço fraterno e solidário.

"Ao Mestre com Carinho"

Leônia Simões
Recife/PE
Setembro/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário