23 setembro, 2021

O tempo obediente à Lei maior traz e leva embora todas as coisas e todos os homens. por Lindinalva "Nenê"

Texto: Lindinalva - Nenê.
Custódia-PE
Setembro/2021

Ele está presente do nascimento à finitude da vida. Está no presente, no passado e caminhando sempre em direção ao futuro, atento a participação de cada um, como personagem da história humana. Baixa a cortina quando o cronômetro para de trabalhar.

 

O tempo passa, a vida muda, mas as pessoas especiais que adormecem na morte jamais serão esquecidas.

Neste Setembro de 2021, Custódia perdeu o grande Dr. Pedro Pereira Sobrinho, o sábio, o intelectual e o dono da mais bela oratória que Custódia já teve. Como intelectual que era, leu os mais diversos clássicos da literatura brasileira. Era apreciador refinado de obras musicais consagradas. Escolheu do seu repertório as músicas “London, London” e “Tema de Lara” para o seu cortejo ser menos dolorido. Contudo, doeu ver que Custódia ficou desprovida de tão fabulosa inteligência. No passo a passo, sabia caminhar com seus alunos, desvelando aos mesmos os segredos e dificuldades da caminhada da escola e da vida na escola. Como mestre, foi profeta, poeta e soube usar de autoridade quando necessário, sem jamais usar do autoritarismo. Mestre por excelência, contribuiu com sua rica experiência pessoal, acadêmica e profissional para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis na construção de uma sociedade mais justa, fraterna, equânime e democrática.

 

Tela feita por seu ex-aluno Plínio Fabrício

Seu nome, Dr. Pedro, está gravado na mente de cada custodiense, no ontem, no hoje e estará no amanhã, com certeza pela lembrança de suas aulas cheias de aprendizado e enriquecidas com exemplos dinâmicos e espirituosos. Nas fotos dos desfiles cívicos, recordamos sua presença indispensável nas formaturas do Colégio Municipal Ernesto Queiroz e na constante preocupação com a educação. Vanguardista no campo educacional do município, fundou o primeiro colégio técnico de Custódia, o Colégio Técnico Joaquim Pereira da Silva, no ano de 1974 e dessa aquisição, saíram várias turmas de profissionais, com todos os requisitos para o mercado de trabalho. 

Primeira turma formada no Colégio Técnico Joaquim Pereira. Desta turma, vários profissionais se destacaram em Custódia profissionalmente



Na vida social, com uma legião de amigos, se fez presente nos grandes bailes e festas do município. Participou como membro ativo da direção do Centro Lítero Recreativo de Custódia - CLRC. Foi fundador do Lions Clube de Custódia. E ainda se destacou como ator político e influenciador de nossa cidade.

A Paulo Peterson e Paula, deixo minha mensagem de orgulho de ter conhecido seu pai, um portador de inúmeras virtudes e dinamismo.

A Lena, Dona Joany, netos, nora, genro e demais familiares, meu abraço fraterno pela perda do ilustre doutor.


Lindinalva - Nenê.

Custódia, 23 de setembro de 2021.


2 comentários:

  1. Nenê,
    Você traz em seu texto,In Memorian, a Dr.Pedro a emoção de uma vida dedicada a muitos labores,com destaque para a educação. É assim que ele será lembrado pela maioria dos custodienses. Parabéns, minha irmã, por transformar momentos tristes em lembranças e saudades.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem, ele é merecedor de todas as homenagens, saudades eterna de meu mestre e amigo.

    ResponderExcluir