11 setembro, 2021

Parabéns pelos teus 93 anos de Emancipação Política, Custódia! por Lindinalva "Nenê"

Parabéns pelos teus 93 anos de Emancipação Política, Custódia!

Parabéns para o ilustre custodiense Márcio Rodrigues!


Texto: Lindinalva - Nenê.
Custódia-PE
Setembro/2021.


“Uma cidade não é medida pelo seu cumprimento e largura, mas pela amplitude de sua visão e pelo alto de seus sonhos”. Custódia, berço de recordação de teus filhos. Berço de gente de valor! Aqui é meu lugar!

Custódia, tua origem traz um belo significado: receptáculo de amor e justiça, topônimo dado por dois jesuítas, que fugindo de perseguição, se instalaram por algum tempo no então lugarejo, onde ergueram a capela ao glorioso São José. Carregas também na tua origem o nome de Dona Custódia, proprietária de uma pousada que recebia, tropeiros e passantes, que ficava localizada na Rua da Várzea, atual Rua João Veríssimo, onde funciona o Pelotão da Polícia Militar. Da Fazenda Santa Cruz, surgiu a mais bela das mais belas cidades do interior. Teu encanto e teu jeito acolhedor te faz grandiosa. A tua localização identifica o teu povo: Sertão do Moxotó, Sertão de homens e mulheres destemidos, que como expressa o dito popular, "tiram leite de pedra".  Pela coragem e fé, obstáculos têm sido aprendizados. És cortada por uma das mais importantes Rodovias Federais em Pernambuco, a BR- 232, que interliga a capital Recife ao Agreste e ao Sertão do Estado até o encontro com a BR-316. Tua população está estimada em 37. 633 pessoas. Tens clima semiárido. Teu povo vive dos serviços, da agropecuária e, em menor grau, da indústria, com destaque para a Indústria Tambaú, orgulho do nosso povo.

Custódia, são muitos os teus filhos que se destacaram longe de ti. E neste espaço merece parabéns cada custodiense que bravamente lutou e venceu. Entre esses corajosos custodienses está o Ilustre Márcio Rodrigues, filho de Manoel Rafael e Sebastiana Rodrigues, Cecy.  Dos quatro filhos, Márcio é o segundo. É inteligente, educado e gentil, filho que toda mãe gostaria de ter. Estudou em Escola Pública, como todos de sua época. Ao terminar a oitava série, nono ano hoje, foi para Recife concluir os estudos. Dividia o horário entre a escola e o trabalho. Esse emprego era na área do comércio. Quinzenalmente, Cecy ia a Recife para acompanhar seus filhos nos estudos: Márcio e Marcy. Se desdobrava para dar assistência a cada um. Ao voltar para Custódia, deixava um spript para ser seguido, coisa de mãe cuidadosa. Márcio deixou Recife rumo à Medicilândia, onde assume seu primeiro emprego no hospital dessa cidade do Norte do país. Mudou-se para Parintins, ficando por lá por muitos anos. Trabalhou também no hospital da cidade. E para consolidar o sonho, vai para Manaus e assume a direção da Maternidade Alvorada. Já como gestor, inicia um trabalho com uma equipe de novos e antigos funcionários, equipe eficiente que junto a sua criatividade, coragem e dinamismo tem feito em pouco tempo um expressivo trabalho.

Estatiscamente, o número de partos aumentou, chegando, no primeiro semestre de 2021, a 1.099, sendo 643 partos normais, 406 cesarianas e 50 partos normais de estrangeiras, tudo dentro dos protocolos do SUS.

Hoje, com todo meu respeito, carinho e admiração pelo belo trabalho em terras tão longínquas, digo que é preciso ter fé na humanidade e não deixar de acreditar no amor e bondade que existem em cada um. Tenho orgulho de ti. É preciso ser verdadeiramente cristão para entender a carência do outro. E foi isso que você, grande custodiense Márcio, fez. Sabemos que as dificuldades são gritantes quando se trata de Educação e Saúde.

Contudo, a coragem e obstinação foram maiores que os obstáculos. Viva a Maternidade Alvorada. Viva o povo de Manaus que tem um grande profissional!

Meu abraço fraterno,

Sua tia do coração,

Nenê.

Custódia, 11 de setembro de 2021.


Créditos: Blog Custódia, Danúbia Rafael (irmã) e Secretaria de Estado do Amazonas.

4 comentários:

  1. Sou filho dessa cidade com muito orgulho,vivo longe más não esqueço um só momento do meu lugar.Parabêns Custódia.

    ResponderExcluir
  2. Eu não poderia deixar passar em branco esse momento e agradecer ao meu amigo Paulo Joaquim pela lembrança que fui homenageado aos 93 anos da nossa amada Custódia no seu blog. E em especial a D. Nenê pela suas belíssimas palavras no texto.
    Você realmente sabe como agradar e valorizar cada Custodiense. Fiquei muito feliz e emocionado quando vi e li, principalmente vindo de pessoas
    que eu gosto tanto, e tenho admiração.

    Muito obrigado, pelo gesto e homenagem.
    Desejo que você seja muito
    feliz e que receba todas as graças
    desta vida fazendo dos seus
    dias de emoção e harmonia, e divulgando e homenageando cada custodiense.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu não poderia deixar passar em branco esse momento e agradecer ao meu amigo Paulo Joaquim pela lembrança que fui homenageado aos 93 anos da nossa amada Custódia no seu blog. E em especial a D. Nenê pela suas belíssimas palavras no texto.
    Você realmente sabe como agradar e valorizar cada Custodiense. Fiquei muito feliz e emocionado quando vi e li, principalmente vindo de pessoas
    que eu gosto tanto, e tenho admiração.

    Muito obrigado, pelo gesto e homenagem.
    Desejo que você seja muito
    feliz e que receba todas as graças
    desta vida fazendo dos seus
    dias de emoção e harmonia, e divulgando e homenageando cada custodiense.
    Obrigado!

    Márcio Rafael Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Custódia. Parabéns ao amigo de infância Márcio Rafael. A bela e amada Custódia deixou um legado em toda a nossa geração.
    Recife, 12/09/2021
    Romero Gonçalves Pessoa

    ResponderExcluir