13 setembro, 2021

[Biografia] Atanael Rezende - Grupo Atan

Divulgação


Atanael Rezende nasceu na zona rural de Custódia, interior de PE. Sua família vivia da renda do pequeno sítio, que possuía para a própria subsistência. Aos 5 anos se muda para uma vila a 3 km do sítio, percurso que sempre percorria a pé. A 35 km da sede município, cujo acesso se dava por "estrada de chão”. Só aos 6 anos entra na escola. Aos 7 anos, o seu pai teve um problema de saúde e por recomendação médica, não poderia mais andar desacompanhado. 

Por ser o filho mais velho, Atanael passou a ter a responsabilidade de acompanhá-lo e por isso precisou sair da escola. Voltou a estudar apenas aos 8 anos, época em que um evento marca a sua vida: a caminho do sítio com o seu pai, Atanael comenta sobre a compra de um carro por um vizinho da família e pergunta se eles não poderiam fazer o mesmo e escuta como resposta: "Vamos trabalhar, quando você estiver com 15 anos eu compro um carro e você será o motorista". 

Mesmo aos 8 anos, aquele momento foi impactante para Atanael. Refletiu e chegou a conclusão que fazendo o que o seu pai fazia, jamais teria um carro. Naquele momento percebe que precisa ser independente da família para conquistar o que queria. Passou a vender chocolates na escola em que estudava para ajudar em casa. 

Aos 12 anos começou a frequentar a serraria do pai de um amigo e acabou convencendo-o a produzir máquinas diferentes para fabricarem móveis. Após 2 anos trabalhando com a produção de móveis, juntou algum dinheiro e, aos 14 anos, montou sua própria marcenaria. Novamente, sabia que o negócio dificilmente lhe proporcionaria o futuro que gostaria. Muda-se para a cidade de Custódia para poder concluir os estudos passando a morar na casa de familiares. 

Aproveitando suas habilidades comerciais passa a vender consórcios de eletrodomésticos. Em 1997, aos 21 anos, abre um pequeno comércio de eletrodomésticos, a Atan Eletro. Passa a vender também móveis e em alguns anos abre mais 2 lojas na região. 

Em 2010, percebendo uma oportunidade na distribuição de eletrodomésticos no interior, funda a Atan Distribuidor para atender ao pequeno e pulverizado varejo do interior. A equipe comercial era Atanael e um funcionário. 

Em 2017 amplia a área de atuação para outros Estados do Nordeste. Nos primeiros 6 meses a operação não só deu prejuízo como consumiu todo o lucro do varejo. 

Em 2015 funda a Atan Engenharia que atua com loteamentos e condomínios residenciais para os segmentos Minha Casa Minha Vida e empreendimentos de médio padrão. 

Hoje, o Grupo Atan emprega 350 pessoas em 3 negócios, a incorporadora, 4 lojas de varejo e a operação de distribuição. Tem 1 Centro de Distribuição em Custódia para atender ao varejo e outro em Campina Grande para a distribuição. 

Projeta 10 lojas até o final de 2022, incluindo 2 lojas com 10.000m2 de área. Deve abrir mais 1 Centro de Distribuição em 2021 e outro em 2022. 

Atua em todo o nordeste e é considerado um dos principais distribuidores do segmento. Trabalha com marcas como Arno, LG Electronics, Whirlpool Corporation, dentre outras.

Texto:
Fábio Gonçalves de Oliveira
Headhunter | Sócio na Audens - Recrutamento de Executivos

Postado Originalmente no Linked In

Um comentário: