06 março, 2023

Custódia revive São José, matéria no Diário de Pernambuco (1989)




 Publicado na edição 055 de 28 de Fevereiro de 1989

Custódia – A comunidade católica deste município se prepara para as festividades que a Prefeitura local, através da Câmara Municipal e da Diretoria de Cultura e Desportos, promoverá em louvor a São José, padroeiro da cidade. As festividades, segundo o prefeito Belchior Ferreira Nunes, vão começar no próximo dia 9 prolongando-se até o dia 18, com muitas atrações. “Vamos rezar e pedir a São José que nos livre de uma seca”, diz o prefeito.

A frente da programação, além do prefeito Belchior Nunes, estão o presidente da Câmara, vereador Washington Nestor Góis, e o diretor de Cultura, Rui Rezende. Eles anunciam para o dia 9 (quinta-feira) às 18h, a inauguração da iluminação da Igreja Matriz e da Praça Padre Leão, com apresentação de bacamarteiros. Ás 19h tem inicio a novena na Matriz de São José.

Na sexta-feira, dia 10, às 17h, começa a exposição promovida pela Motoparts e, às 19h, novena. Ás 23h será realizado um grande baile, no Centro Lítero Recreativo de Custodia, com a orquestra de Ogírio Cavalcante. No sábado, dia 11, às 15h, II Gincana de Motos e novena. No dia 12, às 8h, manhã esportiva no CLRC com vários torneios: 16h, apresentações de ciclistas e motoqueiros oficiais da Motoparts e novos atos litúrgicos na Matriz de São José.

Na segunda-feira, dia 13h, às 15h, apresentação de banda de pífano, violeiros e cantadores de emboladas, seguindo-se de novena. Na terça, às 19h, novena e apresentações folclóricas na largo da Igreja, a partir das 20h. Na quarta, novena e outras atrações folclóricas. Na quinta, novena e show de calouros. No dia 17, sexta-feira, às 10h, apresentações da Motoparts; às 16h exibição da Banda de Música da Cidade de Triunfo; novena às 19h, às 20h um show de grupos de ciranda e danças típicas da região; às 23h, outro baile com a Banda Phobu’s.

SECA E REZA

Os festejos serão encerrados no sábado, dia 18. A partir das 10h haverá nova apresentação da Motoparts; 12h, torneio de motocross; 15h, solene procissão com a imagem de São José percorrerá as ruas e avenidas. Logo depois haverá jogo de futebol no Estádio Carneirinho, entre a seleção de veteranos de Custódia e da cidade de Arcoverde.

A noite a população se reúne em mais uma novena. Depois tem inicio um grande leilão, apresentação do Pastoril de Custódia e, por último, baile, às 23h no CLRC com a Banda Phobu’s. O prefeito Belchior, o vereador Washington Góis e o diretor de Cultura, Rui Rezende, convidam a população a se integrar aos festejos que vêm atraindo as atenções de vários municípios do interior de Pernambuco.

Os festejos em honra ao padroeiro de Custódia, segundo o prefeito local, Belchior Ferreira Nunes, pelo lado religioso, “será instante de muitas promessas e orações. A população está muito preocupada e pedirá a São José que não deixe o nosso município mergulhar em mais um período de seca, que será terrivelmente prejudicial para todo mundo”, declarou.

Através do oficio 050, Belchior Nunes, no dia 20 de fevereiro último, dirigiu-se ao governador Miguel Arraes, na visita ao Palácio do Campo das Princesas, quando foi recebido em audiência pelo chefe da Casa Civil, Fernando Pessoa. No documento, o prefeito expressa a sua preocupação com a possibilidade de o município enfrentar nova estiagem.

As lavouras plantadas nas chuvas de dezembro e janeiro, segundo o prefeito, já estão totalmente perdidas e foram implantadas com recursos próprios. Os açudes de menor porte, disse Belchior, também estão secando e as águas, à medida que diminuem, aumentam a concentração de poluentes e microrganismos patogênicos, expondo pessoas ao risco de doenças parasitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário