29 março, 2023

José Carneiro - Colaborador do Blog Custódia e Gândavos



ESTOU DE VOLTA!

Paulo Joaquim Peterson Pereira (nome em harmonioso decassílabo), com certa cerimônia e com ares de fidalguia, convida-me para colaborar no seu prestigiado site.

Convite aceito mais como ordem do que pedido, por me considerar na obrigação de cumprir à risca.

Por vezes navego no seu site e confesso que nele encontro matérias dignas de registro, deleitando-me, ora com passagens de pessoas e coisas da nossa terra, ora com produções intelectuais de valor literário. Sem tirar o mérito de outras contribuições , não resisto o desejo de destacar as saborosas produções de José Melo, José Neto, Fernando José, Jaílson Vital, Jorge Remígio e Jussara Burgos.

Custódia é e sempre foi uma cidade diferente das outras, com características que só ela possui. Alegre e festiva pela própria natureza. Tem vida independente e é senhora de si mesma, econômica e financeiramente. Rica, muito rica, no seu território folclórico e fértil no campo da cultura. Deu dois homens geniais: Duda Ferraz e Zé Prefeito; cinco juízes de direito: José Carneiro, Antônio Medeiros, Adalberto Lopes, José Rabelo e uma mulher cujo nome me foge da memória; autores de livros publicados: Ernesto Queiroz Júnior, Maria José do Amaral, Sevy Oliveira e Fernando Florêncio; o historiador Jovenildo Pinheiro, além de padres, médicos, advogados, engenheiro,dentistas, bacharéis de várias áreas, professores e profissionais outros. Como se vê, Custódia é uma cidade fascinante e florescente!

Nasci em Custódia e nela passei a infância e a adolescência, vivendo o tempo mais alegre e feliz de toda minha vida. Dela, pois, eu guardo as mais doces e agradáveis recordações.

Agora, depois de tanto tempo, com a convocação de Paulo Pereira, filho de um velho amigo meu, que terei muito prazer em conhecer, estou de volta, com todo entusiasmo e profunda emoção. Desejo fazer parte dessa plêiade que movimenta a vida social e cultural de Custódia. Sim, Paulo, vou voltar, certo de que, menos que um colaborador, serei um agraciado pela feliz oportunidade de voltar e, sobretudo, reencontrar a terra que me viu nascer e que eu tanto amei. Enfim, estarei cumprindo um dever e fazendo o que mais gosto: comunicando-me.

Estou de volta, sim! Ninguém esquece os caminhos da infância. Além disso, segundo José Américo, “voltar é uma forma de renascer e ninguém, se perde na volta.”

Qual uma fênix, renasço das cinzas e, de pronto, alço voo, cantando o Hino a Custódia!...


HINO À CUSTÓDIA
J.Carneiro


Salve! Custódia querida
De Pernambuco o sacrário
A cruz para o céu erguida
No alto do campanário

É toda de São José 
Seu bondoso padroeiro
Que dá tanta força e fé
A um povo hospitaleiro

Em fraterna comunhão
O povo vive feliz
Rezando com devoção
Na sua linda Matriz

Em um pequenino oiteiro
Com aura de santidade
O nosso velho cruzeiro
Abençoando a cidade

Do Sabá a água pura
Tão pura e tão cristalina
Como a que lá na altura
Se forma da chuva fina

Esquecida e desprezada
A bela fonte reclama
Do abandono relegada
Por justiça tanto clama

A serena Maravilha
Se trás no nome a beleza
Nos seus campos vê-se a trilha
Do trabalho e da riqueza

Nossa maior afeição
Ao ridente Quitimbu
Unindo no seu rincão
Moxotó e Pajeú

Neste hino, com emoção
E com toda nossa fé
Queremos de coração
Dar vivas a São José

Salve! Custódia querida
De Pernambuco o sacrário
A cruz para o céu erguida
No alto do campanário.

Recife, 11.1.2011

PARA ACESSAR TEXTOS DE JOSÉ CARNEIRO, CLICAR AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário